A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), deu início, na manhã desta terça-feira (13), à segunda fase das aulas do Curso de Formação em Educação Legislativa, que visa capacitar diretores, gestores, coordenadores pedagógicos e técnicos de escolas legislativas, para que, assim, saibam como funciona e possam contribuir na formação de escolas legislativas.
O projeto busca capacitar profissionais por 35 municípios cearenses. A Unipace já alcançou 124 municípios com o projeto e atualmente todos eles contam com escolas legislativas próprias. De acordo com a diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, o objetivo do curso é melhorar a formação das escolas legislativas cearenses, deixando-as preparadas para a oferta da educação legislativa e fortalecimento da democracia parlamentar.
“A iniciativa de levar a educação legislativa para todo o Estado vem no intuito de fazer com que, por meio das Câmaras Municipais cearenses, sejam atendidas as demandas de formação continuada dos nossos gestores públicos municipais, assessores e colaboradores que atuam nessas Casas. Também é uma forma de levar educação cidadã para a população dessas localidades”, ressaltou a diretora.
O curso terá encontros presenciais, realizados no prédio do Anexo II da Alece, em Fortaleza, como também as atividades à distância (EaD), totalizando a carga horária de 120 horas. Ao final da capacitação, os participantes vão receber certificados emitidos pela Unipace.