As realizações do poder público estão fora da mídia. É a lei eleitoral. Algo desnecessário, ultrapassado. As autoridades do Judiciário mantêm proibição de anúncios, inaugurações e outras atividades da máquina, por entender que a maioria usa o Erário para vencer as eleições. A própria justiça existe para conter e punir esses abusos e tipos de crime. Vem, agora, o primeiro grande desafio do Ministério Público Eleitoral: controlar as fake news.
Um capítulo novo nas campanhas eleitorais. Os governos estaduais, prefeituras, câmaras municipais, Congresso Nacional e assembleias legislativas têm, nos seus quadros, pessoas vocacionadas para a política, e os estados e municípios executivos e legisladores fake news. Ainda bem que são minoria. O novo capítulo da política, até a data do início das convenções, é a montagem da engenharia política para o jogo político das alianças e escolha de candidatos para formação das chapas majoritárias e proporcionais.
Os acordos passam por cargos, algo comum no ajuste político. O importante é não vender o estado em troca de apoio. Ciro Gomes está cuidando da formação da aliança que irá apoiar o nome do PDT ao governo. “Não participo de conchavos e negociatas”, avisou, através da mídia, para não ter que sentar à mesa e ouvir o tal “toma-lá-dá-cá.” O período que se inicia, quando o poder público praticamente desaparece do noticiário oficial e penetra no noticiário de conteúdo, exige da área de comunicação um esforço maior. Afinal, a sociedade se movimenta a partir do mundo oficial, do Estado.
O Tribunal Superior Eleitoral reserva para essa fase da pré-campanha uma página em branco, por impedir publicidade institucional dos governos federal, estadual e legislativo, além de limitar ações do presidente da República e governadores. Mas, a realidade é que tudo segue em outras plataformas de divulgação, como a internet livre.
Em Icapuí, divisão em família
Em Icapuí, o deputado federal José Airton Cirilo (PT) é tio do prefeito Raimundo Lacerda, sem partido. O deputado é vizinho do prefeito. Lacerdinha, como é conhecido o prefeito de Icapuí, bem avaliado, decidiu votar em Janaína Farias e não no tio deputado federal. “Não posso dizer não para o Camilo”, diz Lacerda, falando em gratidão. O deputado Zé Airton está revoltado.
Izolda Cela e sua base
A governadora Izolda Cela, que trabalha do nascer do dia ao pôr do sol, encerrou suas autorizações de obras e inaugurações, visitando suas bases e terra natal. Foi a Camocim, Granja, Acaraú, Sobral e Massapê. Os eventos foram marcantes para sua vida pública. Recebeu gestos de carinho de importantes lideranças, como Ivo Gomes, Zezinho Albuquerque, Robério Monteiro, Romeu Aldigueri e Leônidas Cristino.
Roberto Cláudio e agenda em Fortaleza
O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, cumpriu agenda, até sexta feira, 1º, na Região Metropolitana. Optou por não ter compromisso no final de semana. Ético, não tem acordos. “É comum termos afinidade com um ou outro, vou aguardar as decisões do partido, até o dia 15, como anunciaram”.