Com o recesso de fim de ano, decidimos conhecer um lugar diferente. Localizado em Caetano de Cima, a uns 175 km de Fortaleza, está Cabaça de Colo. Inicialmente era um ecocamping. Hoje, Ana e Wal, anfitriões do lugar, desenvolvem um trabalho importantíssimo de valorização da agricultura familiar e do desenvolvimento do turismo da região. O local conta com acomodações, área de camping e restaurante.
Diga-se de passagem: a comida é dos deuses, ou da deusa, a Ana rsrs. Se você não está hospedado lá, é preciso fazer reserva tá? Fomos em sete e pagamos um valor fixo de R$ 35 por pessoa (incluindo comida e sucos). Eles sempre têm o cuidado de perguntar se existe algum vegetariano/vegano no grupo. No nosso caso, havia três.
A Ana nos preparou um tempurá de caju, sem dúvidas o melhor que já comemos na vida. Todo beneficiamento do caju é feito no espaço. Além de preparar uma comida nutritiva, vegana, ainda conseguem utilizar com maestria uma fruta que tem em abundância no nosso Ceará. Nas demais opções, tínhamos moqueca de arraia feita com leite de coco caseiro, uma salada verde fresquinha com folhas e tomates colhidos da horta, feijão preto e uma variedade de tubérculos e raízes.
Tudo muito bem temperado e com sabor surreal, a famosa comida afetiva. Depois do almoço, Ana nos convidou para conhecer a horta e contar um pouco mais sobre como funcionam a ocupação sustentável e as práticas agrícolas. Lembra a permacultura, com práticas mais ancestrais mas com o mesmo princípio, sempre trabalhando a favor da natureza e nunca contra ela.
Voltamos encantados com a força e sabedoria da Ana e de todos que fazem aquele lugar ser o que é. Para quem quiser conhecer mais um pouco do espaço e das vivências, o instagram é @espaco_cabaca_de_colo. Até mais, pessoal!