Após os resultados adversos na última rodada do Campeonato Brasileiro, os elencos de Ceará e Fortaleza ganharam folga. Os times cearenses entram em campo novamente apenas no próximo dia 28, uma quarta-feira, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, na qual enfrentam Coritiba e Flamengo, respectivamente. O final de semana não terá jogos da competição devido à Data FIFA, onde jogarão as seleções.
O Vovô teve sua primeira derrota sob comando de Lucho González. Depois de duas boas partidas, o comandante argentino perdeu por 2 a 0 para o São Paulo na Arena Castelão em jogo que ficou marcado pela arbitragem polêmica. O Alvinegro terminou a partida com nove jogadores em campo, pois Luiz Otávio e Zé Roberto acabaram sendo expulsos.
Em entrevista coletiva após o jogo, o treinador argentino preferiu evitar falar sobre arbitragem. “Eu não costumo falar da arbitragem, porque acho que são seres humanos como nós e podem cometer erros. Hoje em dia, há uma tecnologia implantada no futebol e que permite que os erros que se cometam possam ser solucionados.” Com esse resultado, a equipe caiu para a 15ª posição, permanecendo com 31 pontos. Agora o time está há três pontos da zona de rebaixamento, que tem o Avaí como primeiro clube nela.
O time alvinegro se reapresenta nesta quarta-feira, 21, no Centro de treinamento Carlos de Alencar Pinto. O foco será na próxima partida, diante do Coritiba, na casa do time alviverde. Além de Luiz Otávio e Zé Roberto que foram expulsos, o lateral Nino Paraíba e o zagueiro Gabriel Lacerda também estão suspensos para esse jogo, pois foram advertidos pelo terceiro cartão amarelo contra o São Paulo. Os atletas Rodrigo Lindoso, Kelvyn, Jael e Matheus Peixoto seguem no departamento médico.
Depois de levar dois cartões vermelhos e cinco amarelos, o Ceará se tornou o time mais advertido do Campeonato Brasileiro. Ao todo, foram distribuídos 94 cartões para o Alvinegro, sendo 86 cartões amarelos e 8 vermelhos, em 27 jogos na competição.
FORTALEZA
O Leão não conseguiu o triunfo diante do lanterna do campeonato, Juventude. A equipe tricolor até saiu vencendo, em gol contra de Paulo Miranda, mas o time se retraiu na segunda etapa e acabou chamando o adversário para o ataque, que conseguiu o empate com Vitor Gabriel. O Tricolor do Pici conquistou apenas dois pontos de seis disputados contra o Juventude, que é a equipe de pior campanha na competição até o momento.
O resultado levou o time para a 14ª colocação com 31 pontos, ultrapassando o rival Ceará, mas ainda a diferença para a zona de rebaixamento caiu para apenas três pontos. O elenco tricolor voltou para a capital alencarina na tarde de desta segunda-feira, 19, e se reapresenta no Centro de Excelência Alcides Santos apenas na quinta-feira, 22, às 15 horas, onde se prepara para o confronto contra o Flamengo, que será no dia 28.
Para esta partida, o técnico Juan Pablo Vojvoda não terá o atacante Robson, que recebeu o terceiro cartão amarelo na última rodada e está suspenso.