Voltar ao topo

19 de janeiro de 2025

“O papel do esporte na minha vida foi fundamental. Pude mostrar que o surfe pode mudar a vida”

Juliana dos Santos, atleta profissional.

Compartilhar:

Com apenas 22 anos, Juliana dos Santos, uma das atletas patrocinadas pelo BB Asset Management, vive uma rotina intensa dentro do mar para realizar o sonho de se tornar uma atleta da elite mundial do surfe

David Mota
ESPECIAL PARA OPINIÃO CE
david.mota@opiniaoce.com.br

Giovana Brito
ESPECIAL PARA OPINIÃO CE
giovana.brito@opiniaoce.com.br

Fotos: Natinho Rodrigues

Cearense promessa do surfe brasileiro, Juliana dos Santos acumula títulos, como o Campeonato Cearense Open de 2020 e almeja ir além este ano. A atleta é moradora da comunidade Serviluz, onde está localizada a Praia do Titanzinho, conhecida como o Havaí Cearense. No local, Juliana mostrou o seu talento encontrando no surfe uma oportunidade de ter uma realidade diferente.

Juliana precisa vencer outros desafios fora do mar com uma rotina de pouco incentivo e falta de assistência às suas necessidades básicas. A surfista de 22 anos relata em entrevista ao OPINIÃO CE que a vaquinha on-line promovida por várias pessoas, inclusive, Gabriel Medina, Caio Ibelli e Alejo Muniz, foi responsável pela conquista de seu primeiro sonho: a casa própria com o dinheiro arrecadado e que levou toda sua família a morar junto.

Neste ano, estão ocorrendo diversos campeonatos de surfe, dos quais Juliana está participando, como as etapas do Qualifying Series, parte do Circuito Banco do Brasil de Surfe. A próxima fase será entre os próximos dias 25 a 28 de agosto, na praia de Itamambuca, em Ubatuba, que recebe a competição da World Surf League (WSL). Confira a íntegra da conversa da atleta com a equipe de reportagem.

OPINIÃO CE – Conta um pouco da sua trajetória. De quem é Juliana dos Santos?
JULIANA DOS SANTOS – Tenho 22 anos e comecei a surfar com 5 anos de idade, na Praia do titanzinho. Com 8 anos, competi pela primeira vez e tirei o 4° lugar. Com isso, fui me dedicando ao surfe. Com 10 anos de idade, fui a primeira atleta a ser campeã cearense. Participei de campeonatos como Nordestino amador, Brasileiro Amador e Petrobras. Teve momentos do surfe em que eu estava sem patrocínio e me desmotivei, pois não tinha incentivo financeiro para que estivesse nos campeonatos fora do Ceará. Fui vender água e cerveja. Tinha que trabalhar para pagar minhas contas.

OPINIÃO CE – Sabendo da sua trajetória e dificuldades, como surgiu a ideia de criar uma vaquinha on-line para ajudar nos seus custos?
JULIANA DOS SANTOS – A vaquinha surgiu após uma entrevista com Patrícia Calderón. Era um dia de pauta normal, e a Patrícia foi fazer uma entrevista com a galera da Escola Beneficente Surf Titanzinho [EBST]. Eu também iria dar entrevista. Ela pediu para que eu contasse um pouco da minha história e dos meus sonhos. Eu disse que meu sonho era poder dar uma casa para minha vó e minha família morarem. Ela se emocionou. Eu a convidei para ir lá em casa tomar um café. Ela foi, conheceu minha família, minha casa e se sensibilizou com a minha realidade e de meus familiares. Ela fez um vídeo e colocou na Internet. Esse vídeo viralizou e foi assim que surgiu a ideia da vaquinha on-line. Eu tinha um prazo de meses para a arrecadação o valor, de R$ 100 mil, mas com 16 dias batemos a meta. Isto tudo tem uma grande importância para mim, pois foi realizado um grande sonho meu, que era a casa para minha vó e minha família morarem.

OPINIÃO CE – Você ainda está morando no Titanzinho? Pretende ir para outro lugar, por conta do surfe?
JULIANA DOS SANTOS – Ainda moro no Titanzinho. Moram comigo minha avó, meu avô, minha mãe e minha tia. Minha relação com o local é boa. Quando não estou viajando para competição, faço treinos todos dentro d’água. Mas pretendo morar em outro local sim!

OPINIÃO CE – Qual foi o papel do esporte na sua vida. Como ele mudou o seu caminho?
JULIANA DOS SANTOS – O papel do esporte na minha vida foi fundamental, pois assim eu pude mostrar que realmente o surfe pode mudar a vida. Se não fosse o surfe, hoje estaria fazendo um curso profissional e trabalhando em outra área.

OPINIÃO CE – Como está a relação profissional da surfista Juliana dos Santos: já possui patrocínio?
JULIANA DOS SANTOS – Hoje, a relação profissional da surfista Juliana dos Santos está bem corrida, pois esse ano tem muito campeonato. E o meu objetivo para este ano é ficar entre as cinco melhores no Campeonato Brasileiro de Surfe Profissional e entre as 16 melhores no Circuito mundial WQS. Atualmente, tenho o patrocínio da BB Asset Management, a empresa de fundo de investimento do Banco do Brasil.

OPINIÃO CE – Quais as expectativas para o futuro?
JULIANA DOS SANTOS – Já realizei um dos meus maiores sonhos, que era a casa para minha vó e minha família. Hoje, sonho em chegar na elite mundial. Quero chegar lá. Estou treinando para isso, para alcançar e chegar no lugar mais alto do pódio.

[ Mais notícias ]