Voltar ao topo

16 de julho de 2024

Um brinde ao Cumbuco

Compartilhar:

Foto: Divulgação

A sinergia de trabalho do setor privado, das iniciativas da comunidade e do poder público é fundamental para que o ciclo sustentado e sustentável do turismo seja implantado.

O desenvolver da atividade turística acontece quando existe um encontro entre a identificação de oportunidades e uma rede de suporte ao empreendedor diante de uma circunstância favorável para oferecer produtos e serviços.

O incremento de empregos e renda para a mão de obra local é o fator que mais se busca ao justificar as intervenções no ambiente natural, a exemplo de hotéis à beira mar, pousadas e condomínios de lazer, mas para que o turismo seja realmente uma boa opção de vida e de investimentos a médio e longo prazo é necessário que tanto visitante quanto moradores possam desfrutar dos seus benefícios.

Construir estruturas e oferecer facilidades apenas para os que vem de fora pode tornar o turismo um vilão, uma ameaça capaz de aumentar o custo de vida da região, além de não distribuir suas oportunidades. Essa semana uma notícia me alegrou e me fez refletir sobre o quanto podemos agir de forma integrada para gerar desenvolvimento para as nossas zonas turísticas.

O Governo do Estado do Ceará anunciou investimentos na ordem de R$ 85 milhões em um sistema de tratamento e distribuição de água para toda a região da praia do Cumbuco. Com o apoio da Prefeitura de Caucaia, que já atua na pavimentação e drenagem dos acessos, da Secretaria das Cidades e da Cagece, o plano será capaz de sanear tanto hotéis, bares e pousadas como também as residências, gerando impactos positivos a toda a população.

Essa obra, se realizada conforme prometida, é muito importante cuidar da saúde de residentes e turistas, alavancar projetos e empreendimentos privados e valorizar o município de Caucaia. Quando um projeto é bom, podemos apreciar seus efeitos positivos tanto no Meio Ambiente como na economia. É assim que deve ser, integrando forças e desenvolvendo sinergias.

[ Mais notícias ]