Os últimos dias do mês de novembro deverão seguir com predomínio de condições estáveis, mas com chances de chuvas isoladas na Ibiapaba, no Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. De acordo com previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), para esta segunda-feira, 28, a tendência é de sol com cobertura variada de nuvens em boa parte do Ceará.
As precipitações esperadas deverão ocorrer entre tarde e noite mais ao sul e na Ibiapaba.
Já para terça-feira, 29, são esperadas chuvas rápidas no Cariri e Litoral de Fortaleza entre a madrugada e manhã. Para a Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns, a tendência é, novamente, para o fim do dia. A previsão para a próxima quarta-feira, 30, é semelhante, neste momento, aquela indicada para terça.
As precipitações esperadas para os próximos dias são decorrentes da circulação atmosférica, efeitos locais (temperatura, relevo e umidade), bem como do sistema de brisa. Ressalta-se que a intensidade das chuvas previstas deve variar entre fraca a moderada, ocasionalmente forte, sendo os volumes mais expressivos na madrugada de terça-feira no sul do Estado.
- INMET: aviso publicado nesta segunda aponta chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Confira a previsão:
- Segunda-feira: Céu variando de nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com alta possibilidade de chuva isolada na Ibiapaba, no Cariri e no Sertão Central e Inhamuns.
- Terça-feira: Céu variando de nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com chuva isolada no Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. Para o Litoral de Fortaleza e Ibiapaba há baixa possibilidade de chuva isolada.
- Quarta-feira: Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com alta possibilidade de chuva isolada no Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. Para o Litoral de Fortaleza e Ibiapaba há baixa possibilidade de chuva isolada.
Novembro
O Ceará registrou, em novembro, um acumulado de 65.1 mm, o que representa um desvio positivo de 1029.1% em relação à normal climatológica observada: 5.8 mm.