Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

UFC e TJCE renovam parceria para expandir perícias médicas em todo o Ceará

Desde agosto de 2018, quando a cooperação entre as instituições foi assinada pela primeira vez, foram realizadas 1.739 perícias médicas nas Varas Cíveis e de Família
Foto: Paulo Oliveira/TJCE

Compartilhar:

A Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) assinaram termo de cooperação interinstitucional que viabiliza a realização de perícias médicas em todo o Estado para dar maior celeridade às ações judiciais. O documento foi assinado, nesta terça-feira, 1, pelo Prof. Cândido Albuquerque, reitor da UFC; pelo desembargador Abelardo Benevides, presidente do TJCE; e pelo Prof. Odorico de Moraes, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC, em solenidade no Fórum Clóvis Beviláqua.

Desde agosto de 2018, quando a cooperação entre as instituições foi assinada pela primeira vez, foram realizadas 1.739 perícias médicas nas Varas Cíveis e de Família. Com a renovação da parceria, a intenção agora é expandir as atividades para o interior do Estado, o que, segundo o presidente do TJCE, Abelardo Benevides, “possibilitará a atuação onde a população é mais carente e tanto precisa dessas perícias para ter maior celeridade processual”. Para ele, “a parceria dignifica as instituições e, sobretudo, beneficia a sociedade”.

APROXIMAÇÃO

Acerca da parceria entre a Universidade e o órgão público, o reitor da UFC destacou que a cooperação é exitosa e importante para o meio acadêmico. 

“Deixava-se, de certa forma, em segundo plano, a extensão, a pesquisa, a inovação e o empreendedorismo, mas a universidade brasileira acordou para a necessidade de ter nesses fundamentos a sua razão de existência. É extremamente importante aproximar a Universidade do poder público e também da iniciativa privada e estabelecer o diálogo plural com a sociedade”, disse o professor.

A UFC participa da ação por meio do NPDM, que realiza as perícias. O núcleo atua em processos envolvendo acidentes, uso de medicamentos e aposentadoria por invalidez, com estrutura composta por 28 laboratórios para pesquisas toxicológicas e farmacológicas, além de estrutura hospitalar com 64 leitos, 14 ambulatórios, um consultório odontológico e uma enfermaria especial para testes de novos protocolos em câncer.

Também estiveram presentes à solenidade o Prof. Glauco Lobo, vice-reitor da UFC; a Profª Elisabete Moraes, coordenadora da Unidade de Farmacologia Clínica do NPDM e responsável pela execução do Termo no NPDM; Demétrio Saker Neto, juiz e membro da coordenação das atividades de execução do termo; Marcelo Roseno, Alexandre Sá e Ricardo Alexandre, juízes auxiliares da Presidência do Tribunal; e Nilsiton Aragão, superintendente da Área Judiciária do TJCE.

[ Mais notícias ]