O lançamento oficial do processo de construção do Plano de Cultura da UFC ocorre nesta terça-feira (13), a partir das 18h, na Concha Acústica, localizada na Reitoria da Universidade, em Fortaleza. A iniciativa da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), visa institucionalizar as diretrizes e metas da área cultural da instituição de ensino para os próximos anos. Na ocasião, a Orquestra Sinfônica da UFC apresenta o concerto temático “Rock Brazuca”, reunindo sucessos do rock nacional. A solenidade conta com a presença do secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, e da diretora de Educação e Formação Artística, Mariangela Andrade, entre outras autoridades.
Com o investimento de R$ 1 milhão da Secretaria de Formação, Livro e Leitura, o Plano de Cultura busca desenvolver metas e ações em torno da atuação de ensino, pesquisa e extensão no campo das artes e da cultura. O documento a ser elaborado também visa contribuir no fomento dos processos de criação e produção, além de fortalecer a rede de equipamentos culturais da UFC, como museu, teatro, orquestra e coral. O Plano de Cultura da UFC está inserido no projeto Universidades em Movimento, política pública do MinC que prevê o financiamento das etapas de elaboração dessas diretrizes culturais.
Com a metodologia participativa, o lema do documento a ser elaborado é “Cultura se faz junto”, reunindo pessoas, instituições, agentes culturais e parceiros. Serão realizados 10 seminários temáticos nos campus de Fortaleza, Sobral, Itapajé, Quixadá, Russas e Crateús, que vão basear a discussão de uma série de temas pertencentes à política cultural e ao ecossistema da cultura na UFC. A parceria entre a Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da UFC e a SEFLI busca coordenar as etapas de elaboração do Plano, que estabelecerá o diálogo com diversos setores, unidades e agentes da Universidade, sociedade civil e instituições culturais.
“Esse é um papel importante da Pró-Reitoria de Cultura, e o processo de construção do plano vai promover esse diálogo entre o saber acadêmico e esse saber popular, para que eles possam estar ainda mais presentes nos processos formativos, criativos, na difusão do conhecimento, no aprimoramento das técnicas e dos conceitos que naturalmente acontecem na sociedade”, ressaltou o pró-reitor de Cultura da UFC, Prof. Sandro Thomaz Gouveia,
TEMAS DOS SEMINÁRIOS
Entre as temáticas a serem discutidas nos seminários e GTs estão Memória e Patrimônio Cultural; Cultura e Ciência; Gestões Culturais, Institucionalização e Interiorização; Democratização do Acesso à Cultura; Cultura, Educação e Formação; Coleções e Museus; Cultura e Arte; Direitos Culturais, Autorais, Regulações e Fomento; Comunicação, Difusão e Cultura; e Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Sexualidade, Raça e Acessibilidades na Política Cultural.
O cronograma de construção do Plano de Cultura ainda prevê a realização do II Encontro Nacional de Cultura e Arte nas Universidades Federais Brasileiras, que será sediado na UFC, além do retorno do Festival UFC de Cultura, com programação formativa, mesas de debates e programação artística. Os debates resultarão em quatro publicações: Plano de Cultura da UFC, Trajetória de Construção do Plano de Cultura, Anais de Encontro Nacional de Cultura e Arte nas Universidades Federais Brasileiras e Catálogo do Patrimônio Artístico e Cultural da UFC.