Voltar ao topo

20 de março de 2025

UFC é contemplada com todos os pedidos de recursos do PAC e garante orçamento para Campus Iracema

A resposta positiva foi passada ao reitor Custódio Almeida pelo ministro da Educação Camilo Santana e o presidente Lula durante a reunião de reitores em Brasília, na segunda-feira (10)
O reitor Custódio Almeida diz que a UFC iniciará novas obras e dará continuidade às que estavam paradas. Foto: Natinho Rodrigues/ Opinião CE.

Compartilhar:

A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi contemplada com os pedidos de recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), bem como com a suplementações orçamentárias solicitadas pela reitoria da instituição. As informações foram confirmadas pelo reitor da UFC, Custódio Almeida, nesta terça-feira (11). “Tivemos a informação de que a UFC foi contemplada nos seus pedidos. Solicitamos aquilo que o PAC estava aberto para fazer, que é a consolidação dos campi das universidades no Interior e a conclusão de obras inacabadas”, ressaltou.

Na coletiva, Custódio citou o Campus Iracema, a nova sede do Hospital Universitário e a consolidação dos campi da UFC no Interior. A resposta sobre a aceitação dos pedidos foi dada pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e pelo presidente Lula (PT), durante a reunião de reitores de universidades e institutos federais, na segunda (10). Custódio Almeida disse que, em breve, a UFC terá obras iniciadas e continuadas nos campi de Russas, Crateús, Itapajé, Sobral e Quixadá, das esperadas em Fortaleza. Com relação à Capital, o reitor salientou que os trabalhos de construção do novo Hospital Universitário (HU), no Campus de Porangabuçu, terão continuidade.

“É um hospital que vai dar grande orgulho à Universidade Federal do Ceará e vai prestar um imenso serviço à população. Serviço com mais qualidade, mais possibilidade de atendimento, mais equipamentos, com mais conforto para os pacientes, para os trabalhadores da saúde. Também vamos poder iniciar definitivamente o Campus de Iracema”, destacou.

O reitor lembrou que o projeto do Campus de Iracema se consolidou no dia 29 de dezembro de 2023, quando foi assinado o protocolo de intenções, quando o governador Elmano de Freitas (PT); o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), o superintendente regional do Patrimônio da União, Fábio Galvão, e representantes do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) assinaram o compromisso de doar o equipamento onde funcionaria o Acquario do Ceará. No início de maio deste ano, a doação foi confirmada na Assemblei Legislativa (Alece) votou e aprovou. O processo de preparação da licitação já está em andamento e logo que for concluído e licitado, a obra terá início.

A UFC recebeu a doação da área pertencente aos Correios. O espaço do antigo Acquario Ceará abrigará cursos de graduação, de pós-graduação e os laboratórios de Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e o novo Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN). A unidde acadêmica que ficará no prédio que pertencia aos Correios ainda não foi definida pela Reitoria da UFC.

EDIFÍCIO SÃO PEDRO

Indagado se os recursos do PAC contemplariam a construção de uma unidade do Campus de Iracema no terreno onde ficava o Edifício São Pedro, o reitor Custódio Almeida disse que não, tendo em vista que a UFC encaminhou ofício solicitando a cessão da área para a instalação de um centro cultural e de eventos da universidade, porém, o que existe até o momento é a expectativa de resposta positiva e que a ocupação da área só deverá ocorrer quando a solicitação passar por todos os trâmites burocráticos e legais.

Custódio Almeida salientou que passou a ter interesse na área quando soube que o imóvel ficava em terreno de Marinha, ou seja, pertence à União. Esse foi o motivo de o ofício ter sido encaminhado à Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU-CE). O reitor acrescentou que não tem como saber quando a posse do terreno será passada à UFC, mas garantiu que logo após a cessão oficial, as obras serão iniciadas, todavia com novos recursos que poderão ser incluídos no orçamento do próximo ano, caso todo o processo seja encerrado ainda este ano.

[ Mais notícias ]