Fusão nuclear, hidrogênio verde, energia solar e energia eólica estão na pauta da Reunião Temática sobre Energias Renováveis a ser realizada no dia 22 deste mês, no Auditório Waldyr Diogo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). O encontro é uma das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), promoção do Governo Federal, que ocorrerá de 4 a 6 de junho em Brasília-DF.
O professor Ênio Pontes, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), coordena a Reunião Temática. Além da UFC, fazem parte da organização do evento a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e a Fiec, em conjunto com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (GCEE) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A reunião terá a programação presencial e é aberta à participação virtual de interessados de todo Brasil. As inscrições podem ser realizadas via formulário eletrônico. O link da transmissão será divulgado para os inscritos em breve. O objetivo central das reuniões temáticas, que ocorrem desde novembro de 2023 em vários estados do Brasil, é gerar subsídios em temas específicos aos debates programados para as conferências estaduais e regionais. Os resultados desses encontros alimentarão a 5ª CNCTI, que tem como tema central Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido.
Representantes de instituições públicas, privadas, do terceiro setor e demais interessados participarão de discussões para propor soluções inovadoras às áreas de fusão nuclear, hidrogênio verde, energia solar e energia eólica, temas das quatro mesas programadas. Ao final, será elaborado um relatório a ser divulgado e encaminhado à Conferência Nacional com propostas para o desenvolvimento de políticas e estratégias voltadas para o avanço das energias renováveis no Brasil.
Entre os participantes, estão confirmadas as presenças do secretário-executivo da CNCTI, o ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e do presidente da CGEE, Fernando Rizzo.
UNIVERSIDADE
No âmbito da 5ª CNCTI, o professor Ênio Pontes coordena a Comissão de Energias Renováveis, que é constituída por 30 membros, entre representantes de universidades, institutos e setores industrial e governamental. Ele integra ainda, junto com o professor Antônio Gomes, do Departamento de Física da UFC, o Conselho Consultivo dessa Conferência.
A UFC tem ainda como representantes nas discussões temáticas sobre energias renováveis os professores José de Paula Barros Neto, do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil do CT e atual pró-reitor-adjunto da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (Prointer); e Fernando Antunes, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) e cientista-chefe de Energias Renováveis.
Para o professor Ênio Pontes, a participação da UFC em todo esse processo é de extrema importância.
“A UFC, reconhecida pela sua excelência acadêmica e pesquisa de ponta, traz consigo um vasto conhecimento e expertise na área de energias renováveis, especialmente considerando o contexto do estado do Ceará que é privilegiado em recursos naturais para a geração de energia limpa”, ressalta Ênio Pontes.
O professor acrescenta que a UFC tem a oportunidade não apenas de compartilhar as próprias descobertas e avanços científicos, mas também de colaborar com outros especialistas, pesquisadores e instituições, fortalecendo redes de cooperação e ampliando o impacto das suas contribuições. “Além disso, a presença da UFC nessas conferências ajuda a destacar o papel fundamental das universidades públicas no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pela sociedade, especialmente no que diz respeito à questão energética e ambiental”, destaca.