Na contramão, Paulo Freire é reconhecido nacional e internacionalmente por seu ideário marcado pela luta de classe e pela defesa de uma educação libertadora, para superação da desigualdade, da injustiça social e da opressão. Sua importância é reconhecida na alfabetização de adultos, na promoção da educação popular, na transformação do ensino em todos os níveis e na influência nas reformas educacionais.
A segunda resolução altera a denominação da biblioteca do Curso de Arquitetura e Urbanismo para Biblioteca dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design Professor Liberal de Castro. A mudança homenageia a relevante contribuição dele ao desenvolvimento da Escola de Arquitetura e Urbanismo e ao ensino de Arquitetura na UFC, além de atender a uma demanda do Curso de Design, que passará a ter o nome incluído no espaço.
RECONHECIMENTO
Outras pautas votadas na sessão foram a indicação de servidores para receberem a Medalha UFC 70 Anos e a criação do Fórum de Assistência Estudantil, vinculado à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae).
Sob relatoria do reitor Custódio Almeida, os nomes indicados para a Medalha UFC 70 Anos foram aprovados por unanimidade. Ao todo, 14 unidades acadêmicas indicaram 30 servidores, escolhidos a partir da escuta e de sugestões de colegas, levando em consideração aspectos como tempo de serviço e destaques nas contribuições à universidade. A cerimônia de entrega acontecerá no dia do aniversário de 70 anos da UFC, em 16 de dezembro.
A criação do Fórum de Assistência Estudantil (FAE) tem objetivo de garantir a participação efetiva dos estudantes e da comunidade universitária na formulação e execução das políticas de assistência aos alunos, garantindo a promoção da equidade e da transparência na gestão de recursos. Em outubro deste ano, o Consuni designou um grupo de trabalho para elaborar a proposta do fórum e do regimento interno.