A Universidade Estadual do Ceará (UECE) está com processo seletivo aberto a candidatos que queiram participar de seleção para professores de cursos de crochê voltados a mulheres no Litoral Norte do Estado, por meio do Programa de Formação Inicial e Continuada (FIC) Qualifica Mais/Mulheres Mil. A iniciativa visa à ocupação de vagas e formação de cadastro de reserva de professores para o exercício de 2024.
As inscrições foram abertas no último dia 20 e se estenderão até a próxima segunda-feira (26). Para se inscrever, exclusivamente pela internet, os candidatos devem preencher o formulário eletrônico disponível neste link e anexar a documentação exigida em formato PDF. Dentre os documentos solicitados estão cópias do RG, CPF, comprovante de endereço, diploma de graduação e demais certificados pertinentes.
A divulgação do resultado da análise documental será feita no dia 27 de agosto de 2024 no site da Uece, na página do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As entrevistas ocorrerão entre os dias 30 de agosto a 2 de setembro, e o resultado final será publicado no dia 4 de setembro.
Os professores selecionados receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 50,00 por hora-aula, de acordo com a carga horária definida para cada módulo. O pagamento será realizado mensalmente, via conta bancária, exclusivamente no Banco Bradesco ou Next Digital, conforme o desempenho das atividades e a validação das horas trabalhadas pela Coordenação do Programa.
As atividades dos professores serão desenvolvidas de forma presencial, respeitando o calendário estabelecido pela Coordenação de Ensino do FIC/FUNECE. Eventuais reposições de aulas poderão ocorrer aos sábados ou domingos, conforme a necessidade do curso.
O programa se destaca pela sua relevância social e foco na capacitação feminina. Ele é resultado de uma parceria entre a Uece e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos e da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). A capacitação conta com recursos oriundos do Ministério da Educação (MEC), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Governo Federal.
A FORMAÇÃO
Voltada para o público feminino, a capacitação vai ser ofertada especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social, visando proporcionar não apenas capacitação técnica, mas também a inclusão social e econômica dessas mulheres. Os candidatos selecionados terão a responsabilidade de planejar e ministrar aulas, adaptar conteúdos às necessidades específicas do público-alvo, registrar frequência e desempenho acadêmico dos estudantes, além de participar de encontros de coordenação e emitir relatórios sobre as atividades desenvolvidas.
Conforme divulgou a Universidade, a formação vai abranger as disciplinas de prática de bordado à mão, design, empreendedorismo e precificação, marketing e mídias digitais, com carga horária de 160 horas-aula. Cinco municípios da Região Norte do Estado serão contemplados: Acaraú, Barroquinha, Camocim, Cruz e Jijoca de Jericoacoara. Os cursos vão ser ofertados de forma presencial e acontecerão preferencialmente de segunda a sexta-feira, com quatro horas diárias.