O município de Juazeiro do Norte, maior município do Cariri, vive a possibilidade de poder contar com a realização de segundo turno nas Eleições Municipais deste ano. Para isso, a cidade precisaria alcançar a quantidade de 200 mil eleitores, como estabelece a Legislação. Mesmo com o prazo para emissão de novos títulos eleitorais finalizados no último dia 8 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) ainda analisa os requerimentos. Ao OPINIÃO CE, o TRE-CE respondeu que estabeleceu o prazo até 5 de junho para que todos os requerimentos sejam analisados.
Atualmente, conforme consta nos números oficiais do Tribunal, Juazeiro do Norte possui 199.619 eleitores e está a menos de 400 pessoas de chegar à quantidade necessária para poder ter 2° turno. O número foi consultado pela reportagem às 14h48 desta quarta-feira (15).
Ainda de acordo com o TRE-CE, mesmo com o prazo definido, o trabalho do órgão é para que as análises dos requerimentos sejam finalizadas antes. “Estamos em força-tarefa para analisar todos os requerimentos antes da data-limite”. Apesar da expectativa para que o número seja alcançado, ainda não há uma definição oficial. “Até o fechamento de todas as análises e o cômputo das situações, não temos como afirmar nada de forma oficial”, escreveu o TRE-CE ao OPINIÃO CE.
ELEIÇÕES EM JUAZEIRO DO NORTE
Para as eleições majoritárias deste ano na cidade, pelo menos quatro nomes se postam como pré-candidatos. O atual prefeito, Glêdson Bezerra (Podemos), chega a seu último ano de mandato desde que foi eleito em 2020, e tenta fazer o que nenhum gestor da cidade de Padre Cícero fez: se reeleger. Para isso, Bezerra deverá contar com o apoio de partidos como PDT, União Brasil e PL.
Na oposição, aparecem três nomes que postulam o comando do Executivo juazeirense. O principal opositor a Glêdson é o deputado estadual e 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Fernando Santana (PT). O parlamentar, desde o ano passado, vem tecendo críticas à gestão de Bezerra, mas ainda não se posicionava como pré-candidato. A definição veio em março, mesmo que o seu nome já fosse cotado pelas lideranças petistas. Aliados tentam fazer com que o arco de aliança do Governo do Estado siga junto no município, mas o MDB e o Psol já anunciaram postulantes ao cargo.
Leia mais | Filha do empresário Gilmar Bender é indicada para vice da chapa de Fernando Santana em Juazeiro
Davi de Raimundão (MDB), também deputado estadual, é um dos nomes. O parlamentar, aliás, vem de família que tem história na cidade, já que o seu pai, Raimundão (MDB), foi gestor do Executivo de 2013 a 2016. Lideranças emedebistas defendem o nome de Davi. Outro pré-candidato é Germano Lima, que assumiu o Diretório Municipal do Psol no ano passado, ocasião em que anunciou que postula ao cargo.