Voltar ao topo

20 de abril de 2025

TRE-CE mostra preocupação com violência em carreatas e partidos alteram cronogramas

A juíza eleitoral Valdenisa Bernardo destacou, na reunião, que o principal objetivo do encontro é "evitar conflito". "Eleição se decide na votação, não na crise de rua", destacou
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Compartilhar:

A Comissão de Fiscalização da Propaganda do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) se reuniu nesta quinta-feira, 27, com representantes do Partido Liberal (PL), agremiação do presidente Jair Bolsonaro, e da Federação Brasil da Esperança, integrada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), sigla do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de tratar da segurança nas carreatas de apoio aos dois candidatos em Fortaleza. O segundo turno acontece no domingo, 30.

A juíza eleitoral Valdenisa Bernardo destacou, na reunião, que o principal objetivo do encontro é “evitar conflito”. “Eleição se decide na votação, não na crise de rua”, destacou. Já o promotor eleitoral Rubem Machado Rebouças frisou que “devido ao acirramento dos ânimos principalmente nessa reta final da campanha, é preciso que haja cada vez mais cuidado na realização desses eventos“.

Já que as carreatas da véspera da eleição, neste sábado, 29, em apoio aos candidatos à Presidência da República coincidiriam em vários trechos, representantes do PL e da Federação Esperança Brasil realizaram alterações de rotas e de horários de carreatas já marcadas, de modo a minimizar possibilidades de conflito entre apoiadores.

Ficou decidido que a carreata organizada pelo PL terá concentração às 14h, na Avenida Alberto Craveiro, com saída prevista para às 15h30. A carreata tem previsão de término às 20h30, nas imediações da Praça Portugal. Já a programação da Federação Brasil da Esperança, do PT, inicia às 10h, também na Avenida Alberto Craveiro, próximo ao Castelão. O encerramento e dispersão dos apoiadores estão previstos para às 18h, na Praça Dom Hélder Câmara, no Vicente Pinzon.

Representantes da Polícia Militar e da Autarquia Municipal de Trânsito também participaram da reunião. Eles auxiliaram na reorganização das rotas e horários das carreatas e apresentaram medidas para a segurança dos eventos. As carreatas dos dois movimentos serão acompanhadas pela PM e pelo Controle de Tráfego por Área (CTA) da Autarquia.

Confira a decisão, na íntegra.

Sexta-feira

Nesta sexta-feira, 28, a partir das 17h, aliados do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, realizam manifestação em Messejana. “A sexta-feira da virada. Todo mundo que apoia o presidente Bolsonaro vai lá para uma grande movimentação”, disse Capitão Wagner (União Brasil), em suas redes sociais. Já o Partido dos Trabalhadores realiza ‘Lulaço em Fortaleza’ durante o dia em diversos pontos da Capital. A agenda termina às 21h30, com debate realizado no comitê do partido, no bairro Benfica. 

Conflitos

No último sábado, 22, carreatas de apoiadores dos dois candidatos na disputa pela Presidência se encontraram, no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza. Na ocasião, os participantes trocaram agressões verbais e gestos obscenos. Os  organizadores tentaram acalmar os ânimos, pedindo para que não houvesse confronto e para que as pessoas se respeitassem. A Polícia Militar (PM) estava presente.

[ Mais notícias ]