O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) definiu para o dia 26 de outubro a realização de eleições suplementares em Barroquinha e Santa Quitéria. A campanha eleitoral nos dois municípios terá início em 15 de setembro.
O anúncio foi feito pela presidente do tribunal, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva. Nos dois municípios, as chapas eleitas foram cassadas por abuso de poder e crimes eleitorais.
Vereadores também foram cassados em Barroquinha
Em Barroquinha, foram cassados o prefeito Jaime Veras (PSD) e a vice-prefeita Carmem Lúcia(PSD), eleitos em 2024 pela coligação Trabalho e Experiência Para Continuar Avançando (PSD/PSB). A decisão do TRE também alcançou vereadores e suplentes da chapa, após apontadas irregularidades na arrecadação e nos gastos de campanha.
Jaime Veras e Carmem Lúcia não estão inelegíveis e podem concorrer no pleito de outubro.
Envolvimento com facções em Santa Quitéria
Em Santa Quitéria, o tribunal confirmou no início de setembro a cassação do prefeito José Braga Barrozo, o Braguinha (PSB), e do vice Gardel Padeiro (PP), por abuso de poder econômico e envolvimento direto com a facção Comando Vermelho durante as eleições de 2024. Ambos ficaram inelegíveis por oito anos. Desde o afastamento da chapa, a Prefeitura é comandada interinamente pelo presidente da Câmara Municipal, Joel Barroso (PSB).
Nos dois municípios, juízes eleitorais e promotores de Justiça receberão orientações sobre a organização do pleito. Até a posse dos novos prefeitos, os presidentes das câmaras municipais seguem na chefia dos executivos locais.
