Em solenidade bastante concorrida, o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos foi empossado na presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), nesta sexta-feira, 2. O desembargador Francisco Gladyson Pontes assumiu a vice-presidência, bem como a corregedoria daquela corte.
Durante entrevista, o novo presidente do TRE-CE ressaltou que uma das metas é julgar os processos com rapidez e diminuir a quantidade. Lembrou que chegou a pegar 22 mil processos, quando foi corregedor, entretanto o número atual é de 700. “Vamos tentar zerar”, frisou. Raimundo Nonato Silva Santos lembrou que as eleições municipais serão muito difíceis, mas o TRE-CE está preparado para que tudo bem e que os processos de pedidos de impugnação de candidaturas sejam julgados com celeridade, no sentido de evitar julgamentos após a diplomação dos eleitos.
COMBATE À DESINFORMAÇÃO
Gladyson Pontes ressaltou que a Corregedoria do TRE-CE está empenhada em combater a desinformação e as notícias falsas, mentirosas, mais conhecidas como fake news. Para o trabalho ser bem-sucedido o TRE-CE firmará parcerias e terá o empenho de todos os servidores do tribunal, levando em conta que a tecnologia, quando usada para o mal, prejudica o trabalho da Justiça Eleitoral e o cidadão que vota.
Inicialmente, a sessão foi presidida pelo então presidente do TRE-CE, desembargador Inacio Cortez, que destacou as conquistas da gestão 2021-2023, entre elas: reestruturação das zonas eleitorais do Estado; finalização da nova sede do Tribunal; instituição da Ouvidoria da Mulher; aprimoramento do Núcleo de Apoio Processual às zonas eleitorais; regulamentação e estruturação da aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados no Tribunal.
Estiveram presentes à solenidade, estavam governador do Estado, Elmano de Freitas; a vice-governadora, Jade Romero; o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; o prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Ferreira Rolim, entre outras autoridades e parlamentares.