Menu

TRE-CE confirma legalidade da candidatura de Jade Romero como vice de Elmano

Jade Romero, ex-secretária-executiva de Esportes é a favorita a assumir o cargo deixado por Renata Almeida. Foto: Reprodução/Instagram

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) confirmou a legalidade da candidatura de Jade Romero (MDB) ao cargo de vice-governadora na chapa de Elmano de Freitas (PT) nas eleições deste ano. Eles concorrem pela coligação Ceará Cada Vez Mais Forte. Em agosto, a mdebista teve a candidatura contestada na Justiça Eleitoral pela candidata a deputada federal pelo PDT, Natália Soares Rios, que argumentou que Jade não teria cumprido prazo de desincompatibilização do serviço público.

A candidata era assessora especial da Casa Civil e saiu de licença-maternidade. Ao voltar, foi exonerada, em 1º de agosto. A ação entende que Jade deveria ter deixado a Casa Civil até o dia 2 de julho. O TRE-CE entendeu, pela ampla maioria de votos, que não houve irregularidades, atestando o afastamento de Jade Romero de suas funções no Governo do Ceará no prazo correto.

Na visão da coligação Ceará Cada Vez Mais Forte, a decisão traz uma “conquista para as mulheres que desejem aliar a vocação pela vida pública e a maternidade, pois garante que a mãe que teve filhos recentemente não precisa abrir mão do direito legal de licença para concorrer nos pleitos eleitorais“, diz, em nota. Ainda conforme o texto, Jade estava em período de licença-maternidade desde fevereiro, com todos os processos administrativos requerendo o afastamento tramitados, e solicitou exoneração do cargo antes do término do período legal da licença.

Deixe um comentário