Em evento no Palácio da Abolição na manhã desta segunda-feira (27), o governador Elmano de Freitas (PT) e o presidente da Transnordestina Logística (TLSA), Tufi Daher Filho, assinaram ordem de serviço para as obras do trecho 11 da Ferrovia Transnordestina, que liga o município de Caucaia ao Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. A expectativa é de que as obras comecem em até 30 dias. O trecho possui 26 km de extensão. O investimento, oriundo de empréstimo de instituições federais feito à concessionária, será da ordem de R$ 6 bilhões. Cerca de 3.500 empregos devem ser gerados.
Com a ordem de serviço para o trecho 11, faltará assinatura para o início das obras de apenas três lotes – 8, 9 e 10 -, entre Itapiúna e Caucaia, passando por municípios como Baturité e Aracoiaba. Um dos trechos deve ter ordem de serviço assinada entre março e abril e outro ainda no primeiro semestre, como pontuou Elmano. O governador falou sobre a importância da obra.
“Estamos falando da principal obra da infraestrutura do nordeste e do Brasil. [A Transnordestina] permite que o Ceará tenha um grande ganho de logística, com redução de frete”, disse.
O chefe do Executivo destacou a possibilidade de produções como calçados, frutas e produtos industriais – os quais o petista afirmou que o Estado “vai buscar cada vez mais” – poderão ser escoados com mais facilidade do Estado. “Ter uma ferrovia como essa é um grande diferencial de atração de investimentos. Estamos falando de uma das ferrovias mais preparadas do país nos dias de hoje, com padrão mundial, e, ao mesmo tempo, um porto com grande capacidade operacional”, afirmou.
Quando concluída, a ferrovia ligará três estados nordestinos. Do Piauí, ela sai de Eliseu Martins, no interior, e segue até o leste, no município de Salgueiro, já em Pernambuco. De lá, saem duas interseções. Uma segue a leste, em direção ao Porto de Suape, nas cidades litorâneas pernambucanas Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. O outro trecho, que sai de Salgueiro em direção ao norte, adentra o Ceará, passando por municípios como Missão Velha, Iguatu, Quixeramobim até chegar no Porto do Pecém.
No Ceará, já há indicativos de portos secos em municípios como Iguatu, Senador Pompeu e Quixeramobim. Durante coletiva, Elmano ressaltou que a instalação dos investimentos não se trata de uma “decisão apenas de Governo”, mas que envolve empresas e a própria concessionária da Transnordestina. “Precisa ter estudos técnicos para garantir que aquela parada vai ter viabilidade econômica financeira para funcionar”, explicou.
O prognóstico para a Transnordestina é de que ela seja concluída no primeiro semestre de 2027. Porém, como frisou Elmano, o desejo do presidente Lula (PT) é de que ela esteja concluída ainda em 2026. “Vamos continuar trabalhando muito”, destacou o governador cearense.
*Com informações de Adriele Ribeiro
