O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc, em parceria com a Fundação Casa Grande, inaugurou, no último dia 29 de novembro, o novo Museu Orgânico na tradicional Casa dos Licores, localizada na Serra da Ibiapaba. A Casa é uma referência turística e cultural de Viçosa do Ceará, voltada para dinâmica de produção de licores de frutas, ervas, doces, compostas, geleias, biscoitos de goma, além de representar a memória da família de Alfredo e Terezinha, fundadores do local, e o respeito pela cultura gastronômica ancestral.
“Essas tradições muitas vezes não são formalmente documentadas, mas são perpetuadas de geração em geração através da oralidade, da contação de histórias e da troca de saberes. Nosso trabalho, com a criação desse e de tantos outros Museus Orgânicos visa justamente dar visibilidade a esses saberes, garantindo que a história dessas famílias seja registrada, e que suas ações e contribuições culturais não se limitem a um simples espaço físico“, destacou o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão.
A Casa dos Licores de Viçosa do Ceará é uma empresa familiar que surgiu a partir do casamento de Alfredo e Terezinha Mapurunga Miranda, na década de 50, se estabelecendo como produtores de licores e doces através da tradição familiar. Alfredo construiu a casa para ser sua residência e a de sua família, onde nasceram seus setes filhos: Tereza Cristina, Veronica Maria, Alfredo Filho, Maria Inês, Heloisa Helena, Carlos Henrique e Sérgio Roberto. Atualmente, a filha primogênita no casal, tereza, permanece morando no local.
Como um ponto atrativo, a decoração do local expõe objetos, móveis, indumentárias, fotografias, documentos, moedas, utensílios e a sua própria arquitetura, mostrando a história local e a história da gastronomia colonial. Reconhecida como referência cultural, o espaço preserva o patrimônio cultural e imaterial da cidade de Viçosa do Ceará, através das palestras e da visitação à Casa. “Essa empresa foi se constituindo na informalidade ao longo do casamento de meus pais, e é o elo de sustentação que une todos nós. Este momento é de muita felicidade para nossa família. Obrigada a todos os responsáveis que nos permitiram viver isso”, disse Teresa Cristina.
O projeto dos Museus Orgânicos nasceu a partir da parceria com a Fundação Casa Grande, localizada na cidade de Nova Olinda, com o objetivo de criar espaços que homenageiam lugares onde vivem e atuam os mestres da cultura popular. Para se tornarem Museus Orgânicos, os projetos passam por pesquisas e estudos consistentes a respeito de cada tradição cultural, suas referências coletivas e o impacto na comunidade.
SERVIÇO
- Museu Orgânico Casa dos Licores
- Endereço: R. Francisco Caldas da Silveira, 155 – Viçosa do Ceará, CE