Voltar ao topo

6 de dezembro de 2024

Tradição há quase 20 anos, paróquia em Fortaleza produz tapetes para o Corpus Christi

Cada painel produzido pela Paróquia Cristo Rei possui 2 metros de largura por 2,7 metros de altura, totalizando 35 metros de extensão de tapete.
Foto: Natinho Rodrigues

Compartilhar:

A tradição de produzir tapetes no Dia de Corpus Christi é intensa em diversas cidades brasileiras, inclusive em Fortaleza. Na capital cearense, a Paróquia Cristo Rei realiza a produção dos tapetes há 19 anos, adornando os materiais, que chegam a 35 metros. Neste ano, a integração integra mais de 200 pessoas para a confecção de 13 painéis, que contemplam trechos bíblicos que remetem à Campanha da Fraternidade de 2024. O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema: “Vós Sois Todos Irmãos e Irmãs”.

Marcando 60 dias após a Páscoa, o Dia de Corpus Christi celebra a Eucaristia, sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo. Surgida no século XVIII, a tradição de produzir os tapetes coloridos, feitos nas ruas e em igrejas, é descrita pelos fiéis como uma “devoção”, além de preparar o espaço por onde o ostensório, peça que expõe a hóstia sagrada, passa.

A paroquiana Carolina Garcia, que faz parte do Grupo da Juventude da Paróquia Cristo Rei e que participa da produção dos tapetes há 4 anos, conta o significado dos tapetes para os religiosos, feitos para além da função de adornar as igrejas.

“Não é apenas um tapete da confecção, de ficar tudo bonito, de estar harmonioso para a igreja. Ele prepara o momento que o Senhor Jesus vai passar por cima dele. Nos faz rezar e refletir sobre o que está no tapete”, explicou a paroquiana.

Para o feriado deste ano, a Paróquia Cristo Rei produziu 13 painéis, que mostram trechos bíblicos que remetem à reflexão sobre a Campanha da Fraternidade de 2024. Cada painel possui 2 metros de largura e 2,7 metros de altura, totalizando 35 metros de extensão. Os materiais utilizados para a criação dos tapetes são variados, como areias coloridas, papel E.V.A, tampinha de garrafa, garrafa PET, algodão, pedras, flores, entre outros. Segundo a Paróquia, as matérias são reutilizados em outros anos, tendo em vista a sustentabilidade do meio ambiente.

A produção dos tapetes leva cerca de uma semana para ser finalizada, reunindo as pastorais (grupos da Igreja) e outras pessoas que queiram participar do momento. É realizada uma reunião de planejamento do que será criado nos tapetes e, em seguida, um grupo, geralmente dividido pelas pastorais da paróquia, se responsabiliza pela produção de um painel. Mesmo aqueles que não fazem parte de alguma pastoral são convidados a participarem do momento.

“Esse tapete que a gente prepara é uma forma de catequizar as pessoas que passam na nossa paróquia. Recebemos milhares de pessoas até domingo. A gente faz o tapete para ficar pronto quinta [30], mas a gente deixa exposto até domingo como uma forma de catequizar as pessoas que passam, de passar uma mensagem, de passar um pouco sobre a nossa fé, sobre a tradição, sobre o que é Corpus Christi”, finaliza a paroquiana.

PARÓQUIA CRISTO REI 

Pioneiros na produção de tapetes em igrejas no Dia de Corpus Christi em Fortaleza, a Paróquia Cristo Rei, localizada no bairro Aldeota, vem realizando a tradição desde 2005. No início, eram produzidos, em média, cinco tapetes no feriado, chegando atualmente a 13 painéis. O aumento de peças se deu pela adesão de fiéis em produzir os tapetes. Atualmente, em Fortaleza, existem outras sete paróquias que realizam a produção dos tapetes, como a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Paróquia Divino Espírito Santo, Paróquia Nossa Senhora da Glória e o Instituo Hesed.

A Paróquia Cristo Rei receberá visitações para exibição dos tapetes até domingo, de 9h às 12 e de 15h 30 às 19h. A celebração da missa do Dia de Corpus Christi ocorre às 17h, seguida de procissão por algumas ruas ao redor da igreja.

Serviço
Paróquia Cristo Rei
Festa de Corpus Christi (Missa e procissão)
Data: 30/05 (quinta-feira)
Horário: 17h
Endereço: Rua Nogueira Acioli, 805, Aldeota

[ Mais notícias ]