Voltar ao topo

28 de fevereiro de 2024

Trabalho e renda nos sertões do Ceará

Compartilhar:

Uma melhoria específica de uma cidade implica no desenvolvimento de todo o seu entorno

Foto: Divulgação

Em ano de eleição, é comum a agitação nas redes sociais, principalmente, com o tema emprego e renda. A gritaria geral é a de sempre. “Por que não vem empresas para minha cidade e seguem, pois, para o município vizinho?” “Por que aqui fechou a Sefaz e a Receita Federal e também seguiu para o município vizinho?” Esses discursos são históricos e improdutivos de comparações, do estica e puxa que move paixões e intrigas.

Evidente, que o desenvolvimento das cidades não ocorre de forma linear. Umas são mais desenvolvidas que outras. Sempre foi assim e sempre será. Comparar Icó a Iguatu ou a Baixio; Umari e Ipaumirim a Icó são situações que não admitem comparações. Uma melhoria específica de uma cidade implica no desenvolvimento de todo o seu entorno.

Se não pensarmos assim, vamos cair numa falação meramente eleitoreira.
Cedro almejando ser Icó, que por sua vez gostaria de ser como Iguatu, que um dia sonha ser como Juazeiro do Norte, que gostaria de ser uma Capital como Fortaleza, quem dera ser uma metrópole como São Paulo que é fascinada por Nova York, que por sua vez gostaria de ser como Paris, que precisa se esforçar e desenvolver muito para ficar parecida com Tókio.

Recentemente o prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro, que tem conseguido levar algumas empresas de pequeno e médio porte à sua cidade, defendeu publicamente que o próximo governante do Estado do Ceará faça um compromisso solene e público de trabalhar para alocar mais empresas, indústrias e comércios de grande porte, com todo o apoio do estado, ao Interior do Ceará.
A grande concentração dessas empresas que geram mais trabalho e renda, com as bênçãos do governo, situa-se tão-somente em Fortaleza e na região metropolitana.
Se esse debate for adiante, com a descentralização dessas ações ao interior do Ceará, os munícipes podem comemorar o êxito com bom conteúdo e hora, das ações que estão chegando, e jamais como cidades dos já teves ou que nunca terão o que desejam!

 

 

 

 

 

Giovana Brito

[ Mais notícias ]