A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), por meio do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (CEMGEC), assina, na quarta-feira, 29, um termo de cooperação técnica com o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). O objetivo é desenvolver, fortalecer e difundir a cultura de paz com relação às temáticas envolvendo a seara tratada pela entidade.
“O acordo de cooperação fortalece o importante trabalho do Centro vem realizando, um órgão que promove a cultura de paz em nossa sociedade. Essa atuação aproxima ainda mais o Parlamento dos cidadãos e contribui para solucionar conflitos”, afirma o presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT). “Esse é um grande serviço que muito nos orgulha e engrandece o escopo de serviços do Parlamento”, completa.
Mediar conflitos no âmbito familiar é uma das funções do CEMGEC, que é ativo há um ano. No Centro, é ofertada gratuitamente a gestão de conflitos de forma pacífica, por meio da mediação e dos círculos restaurativos. O órgão também atua na mediação entre vizinhos, questões condominiais e área imobiliária.
O órgão possui convênio com a Vice-Governadoria do Estado do Ceará, assim como outros parceiros, como o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), no sentido de viabilizar uma atuação integrada no âmbito da pacificação social e ressignificação dos conflitos.
Com AL-CE