Termina nesta semana o prazo para votação que definirá quais serão as demandas prioritárias de cada um dos 39 territórios de Fortaleza no ano de 2023. Até a próxima sexta-feira, 26, o cidadão pode votar em até três propostas que visam atender as necessidades dos moradores da Capital, a quinta cidade mais populosa do País. As duas mais votadas por território serão incluídas no Projeto de Lei Orçamentária Anual 2023 (PLOA 2023). A votação teve início no último dia 15.
A votação é uma das etapas do Ciclo de Planejamento Participativo 2022. De 8 a 12 deste mês, um total de seis fóruns mobilizadores reuniram moradores de todas as 12 Regionais da cidade para discutir as propostas e apresentar o passo a passo da eleição.
Como votar
Para votar, o cidadão precisa se cadastrar no site oficial da Prefeitura, inserir nome, CPF, um e-mail e indicar o bairro onde mora. Após finalizar o cadastro, uma mensagem será enviada para o e-mail cadastrado para validar sua participação e acesso ao Fortaleza Participa. Depois disso, basta retornar ao site e acessar a plataforma com o endereço de e-mail e a senha enviada na mensagem de cadastro. Também é possível buscar auxílio de forma presencial.
Devido ao feriado municipal da padroeira de Fortaleza, nesta segunda-feira, no entanto, as sedes das Regionais só retornam na terça-feira, 16. Equipes da Coordenadoria de Participação Social (CPS) da Seger estarão de prontidão para auxiliar os eleitores, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. A sede da unidade, na Rua Guilherme Rocha, 175, no Centro, servirá como ponto central para esclarecer dúvidas sobre o processo de votação. Além disso, o cidadão pode ir à sede das Regionais para votar. O resultado da votação está previsto para ser divulgado no dia 1º de setembro.
Processo
O coordenador de Participação Social da Seger, Bruno Ximenes, explica que a votação é parte fundamental de todo o processo participativo. “Este é o momento que a gente vai conseguir votar nas demandas que já foram priorizadas e daí elas irão para o Legislativo Municipal para passar pela aprovação dos vereadores e conquistar a verba necessária para aprovação. Ninguém pode deixar de participar desse processo tão importante. Os agentes de cidadania são ferramentas fundamentais, pois eles mobilizam e indicam as maiores necessidades das comunidades”, destacou.
Durante participação no fórum mobilizador na Regional 8, João Batista, que é agente de cidadania do território 21, que abrange os bairros Planalto Ayrton Senna e José Walter, reforçou a importância do Ciclo de Planejamento Participativo para pleitear melhorias para os moradores do território em que reside com a família. “A gente espera que os pleitos apresentados pela comunidade sejam realizados pela gestão. É dever de cada um nós divulgarmos o planejamento participativo e permitir que as pessoas possam eleger o que é prioridade para a cidade de Fortaleza”.
Serviço
- Período: de 15 a 26 de agosto
- Site: Fortaleza Participa