Nesta terça-feira (6), o governador Elmano de Freitas (PT) falou sobre a tentativa de fuga registrada na Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP-Itaitinga2), antiga Casa de Privação Provisória de Liberdade II (CPPL II), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ele confirmou que, na verdade, não houve fuga, mas sim a tentativa decorrente de erro de dois policiais penais que não seguiram os protocolos. O restante da equipe que estava de plantão no sábado (3) conseguiu frustrar o intento dos presos.
“Primeiro, [quero] deixar muito claro que foi, de fato, uma tentativa de fuga. Eu quero parabenizar o trabalho dos policiais penais, da direção, do secretário [da Administração Penitenciária e Ressocialização] Mauro [Albuquerque]. Houve uma tentativa, foi necessário conter, mas todos [os detentos] mantiveram-se presos e é assim que deve ser. Nós vamos continuar com o trabalho”, disse Elmano.
O governador salientou que houve falha por parte da equipe no que diz respeito aos procedimentos a serem adotados e isso resultou no incidente. Lembrou que outras tentativas podem acontecer no sistema prisional do Ceará, mas o Estado manterá o controle. “Não é a primeira. Certamente, não é a última tentativa de fuga. Abrimos procedimento para analisar o que poderá ter ocorrido, mas a informação que temos é que dois agentes penais agiram um pouco fora do protocolo. Eles foram apreendidos pelos presos, isso permitiu uma tentativa de fuga”, detalhou o gestor do Estado.
Sobre o erro dos policiais penais que não seguiram os protocolos, o governador destacou que todos os profissionais terão as orientações reforçadas, para evitar erros que tenham consequências mais graves.
“Evidentemente, nós vamos orientar os policiais penais para que sigam os protocolos, porque é uma garantia da própria condição deles e [a garantia] de que o sistema penal se mantenha sob absoluto controle do Estado e que a gente possa, assim, deixar a sociedade tranquila. Nós temos absoluto controle do sistema penal cearense e assim ele irá permanecer“, assegurou.
SENADORES
Na próxima sexta-feira (9), a partir das 10 horas, um grupo de senadores participará de uma reunião oficial na Assembleia Legislativa (Alece) para apurar a ocorrência registrada na UP-Itaitinga2. O requerimento para a realização do encontro foi apresentado pelo senador cearense Eduardo Girão (Novo) e aprovado por unanimidade na Comissão de Segurança Pública do Senado Federal. A reunião que será aberta ao público. Além dos parlamentar do Ceará, Styvenson Valentim (Podemos-RN) confirmou presença.