Para garantir a tranquilidade das mulheres durante a Festa do Pau da Bandeira, em Barbalha, o Governo do Ceará, por meio das secretarias das Mulheres e da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), reforçará a segurança das mulheres com a Tenda Lilás e uma unidade móvel da Casa da Mulher Cearense, no combate à importunação sexual durante o festejo popular.
O equipamento, que oferece acolhimento de mulheres e recebimento de denúncias está instalado na Rua da Matriz, 25, entre esta sexta-feira (31) e domingo (2 de junho). Uma unidade móvel da Casa da Mulher Cearense está à disposição do público feminino no Parque da Cidade, na Avenida Paulo Maurício, no dia 5 de junho e entre os dias 10 e 13.
O festejo popular da região do Cariri cearense possui expectativa de público acima de 500 mil pessoas por dia. A Tendas Lilás e a unidade móvel da Casa da Mulher Cearense funcionarão com acolhimento, atendimento psicossocial e da Polícia Civil, além de distribuição de material com orientações.
A Secretaria das Mulheres lançou, em julho de 2023, a Tenda Lilás com a campanha Depois do não, tudo é importunação, com o objetivo de prevenir e combater os crimes de importunação sexual e violência contra as mulheres em grandes eventos. Com a temática Importunação sexual é crime e não tem lugar na folia, a ação visa fortalecer a rede de apoio às mulheres e conscientizar a todos sobre o crime e as penalidades.