O assunto telas ainda é um tabu e cada um tem a sua Opinião. Tem quem ache besteira deixar a criança na frente do tablet, e quem faz de tudo para não permitir. Tem quem defenda o uso explicando que “nunca morreu” e sempre usou, e quem está atento aos novos estudos mostrando quantos malefícios as telas deixaram em sua geração. Eu adianto, não estou aqui para julgar. Nem quem usa, nem quem não usa. Mas como mãe, estudiosa do tema e influencer (chique isso, rs) eu não posso e não vou me calar.
Vou falar então daquilo que sei falar, sem condenar ou exaltar. Falar do que ninguém fala, inclusive! Já parou pra pensar no tamanho do mundo que espera ser descoberto por sua criança? Existe um céu para explorar, e aqui no Ceará, um mar. Existe terra, planta, culinária, a vida em comunidade. A fala, as soluções de problemas do cotidiano. O brincar, a troca, a benção. Existe correr, pular, cantar. Se relacionar. O mais incrível nisso tudo é saber que a criança é simples. E sendo simples, tudo se torna especial.
O estudo de uma formiga com uma lupa, o subir em um prédio para ver tudo la de cima, o deitar no gramado, a noite, para olhar as incontáveis estrelas. As conversas que respondem com calma os “por ques?” , a paciência que permite se vestirem, escovarem seus dentes, tomarem os próprios banhos. Tudo isso é vida acontecendo. E tudo isso pode ser solução. Eu perdi muito tempo na frente da televisão e do computador na adolescência e com isso, perdi oportunidades valiosas de ganhar habilidades.
Digo sempre que o tempo que passei ali poderia estar aprendendo a ser uma melhor cozinheira, tocar um novo instrumento, falar um novo idioma. Hoje, com filhos pequenos de 2, 3 e 6 anos, tenho a oportunidade de fazer diferente. Não para contrariar, julgar ou reclamar de quem me educou ou de mim mesma, que se arrepende e se culpa, mas para fazer valer aquilo que percebi com o tempo e que hoje acredito verdadeiramente: existe vida Além das Telas. E é sim possível proporcionar às nossas crianças uma Infância Além das Telas. A vida acontece em movimento. E o melhor da vida pode acontecer hoje!