Voltar ao topo

13 de julho de 2024

Tecnologia no campo

Compartilhar:

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é uma empresa fundamental para o agronegócio. São 49 anos dedicados à inovação tecnológica, na geração de conhecimento para quem trabalha e vive no campo.
No Ceará, a atuação da Embrapa tem alcance, reconhecimento e resultados.

Da empresa, saíram grandes estudos que possibilitaram geração de emprego e renda no meio rural, como o envase da água de coco, o plantio de eucalipto, o melhoramento e aproveitamento total do caju entre outros feitos. A Embrapa é responsável por trazer pesquisas e inovações que ultrapassam laboratórios e chegam aos roçados.

A assitência técnica tira as pesquisas dos laboratórios e leva para área a prática, algo fundamental para a convivência com o semiárido. Sempre tivemos força de trabalho e conhecimento herdado e apreendido na lida. Nos faltava ciência.

A abrangência do trabalho da Embrapa transformou o Brasil em celeiro do mundo. A Empresa e seu corpo técnico atuam de forma específica em cada região do país, aproveitando os potenciais regionais e buscando alternativas para os problemas locais. Talvez essa seja a receita do sucesso: gerar conhecimento à medida que se soluciona problemas.
No Ceará, vale destacar a atuação da Embrapa Caprinos e Ovinos, com sede em Sobral, na região Norte.

A ovinocaprinocultura é uma atividade extremamente importante para o nosso Estado. Estamos falando de animais rústicos, resistentes à seca, com alta capacidade de adaptação ao clima semiárido. São exemplares de manejo fácil e grande potencial produtivo. O conhecimento técnico fez surgir vários projetos no sertão e, mais que isso, valorizou o animal e os negócios criados a partir dele.

Hoje, existe gastronomia especializada, em restaurantes de alto padrão. O queijo e o leite de cabra são reconhecidos como nutritivos e saudáveis, assim como a carne, hoje nobre. O aproveitamento da pele aqueceu a produção de peças de vestuário e o artesanato.

Grandes feiras movimentam a economia rural a partir dos ovinos e caprinos. Tudo isso, validado pelo trabalho de técnicos e pesquisadores que entenderam que investir no campo, nas coisas do sertão, é um caminho de sucesso.

[ Mais notícias ]