Voltar ao topo

25 de julho de 2024

Tecnologia 5G será ativada em Fortaleza a partir do dia 5 de setembro

Operações estão autorizadas também para Natal e Recife
Tecnologia estará disponível em Fortaleza a partir da próxima segunda-feira, 5. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Compartilhar:

Começará a funcionar na próxima segunda-feira, 5, a tecnologia 5G de telefonia móvel em Fortaleza e mais duas capitais nordestinas: Natal e Recife. Nesta quinta-feira, 1º, a decisão foi tomada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), que é conectado com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com as regras, as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter, até o dia 28 de novembro, no mínimo 102 estações de 5G ativadas na capital cearense. Em Recife, 63, e em Natal, 33.

As cidades de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória já possuem estações de 5G operando.

No mês passado, o conselho diretor da Anatel havia aprovado a prorrogação da liberação do uso do 5G na faixa de 3,5 GHz, que é a que garante as maiores potencialidades da quinta geração, para o dia 28 de outubro, nas demais capitais.

De acordo com a agência, a medida foi necessária pois permite a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS). Entretanto, o Gaispi pode antecipar a data de ativação.

Televisão

As pessoas que recebem as transmissões da TV aberta pela antena parabólica, devem adaptar o equipamento para evitar possíveis interferências com essa faixa de frequência de 3,5 GHZ.

As que possuem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e recebem o sinal da TV aberta por parabólica, podem solicitar o kit gratuito para adaptação do equipamento. Mais informações podem ser obtidas no site do Siga Antenado, que é mantido pela Entidade Administradora da Faixa (EAF).

Quinta geração

A tecnologia 5G, mais nova geração da internet móvel, oferece velocidade média de 1 Gigabit por segundo (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps, além do sinal possuir menor atraso na transmissão de dados.

Para acessar a tecnologia 5G, o cliente deve possuir um chip e um aparelho que permita a conexão, além de estar na área de cobertura da operadora. A Anatel, até o momento, já certificou e homologou 83 modelos de aparelhos celular para receber a nova tecnologia. A lista está disponível no site da agência.

[ Mais notícias ]