A candidata do MDB à Presidência Simone Tebet disse nesta quinta-feira (25) que não pode se comprometer a colocar 30% de pessoas negras no primeiro escalão dos ministérios, caso seja eleita. Segundo a senadora, o perfil é sub-representado na política e ela corre o risco de cometer estelionato eleitoral caso prometa e não consiga cumprir uma equidade racial na composição do governo.
“Primeiro porque lamentavelmente os negros são sub-representados na política. Você precisa de uma composição [de governo para alocar negros nos postos], não vou prometer o que não puder cumprir, não vou cometer aqui estelionato eleitoral”, disse durante sabatina realizada pelos veículos de imprensa Valor, O Globo e CBN.
A candidata afirmou que consegue estabelecer uma equidade de gênero nos ministérios, mas que não pode dizer o mesmo sobre um número mínimo de pessoas racializadas.
“Tomara que a gente consiga colocar 30% de negros. Eu sei que consigo colocar 50% de mulheres [no primeiro escalão] nos ministérios, mas não sei se consigo por 30% de negros”, afirmou.
Terceira via
Simone ainda falou sobre a terceira via e disse que o meio político desistiu cedo da proposta de defender uma candidatura que fosse alternativa à polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
“As pessoas jogaram a toalha muito cedo. No final do ano passado, já desacreditaram a terceira via”, disse Tebet.
A emedebista disse, ainda, que sua candidatura tem o objetivo de “acabar” com a polarização” gerada entre Bolsonaro e Lula.