Promovendo o compartilhamento de práticas artísticas com pessoas que estão dentro do espectro autista, o Programa de Formação Continuada da Escola Livre Teatro da Boca Rica está com inscrições abertas para ações com foco em dança, performance e palhaçaria. As atividades serão realizadas em dezembro no formato presencial e on-line. As inscrições são gratuitas e seguem abertas para o curso de Experimentos Cênicos e Multirresidência Criativa.
Com reflexões sobre práticas artísticas e pedagógicas, as formações acontecem durante os dias 7 e 16 de dezembro, das 14h às 18h e 19h às 21h. Irão participar da ação as professoras Anamaria Fernandes (UFMG), Anatoli Vlassov (Rússia/França), Chantal Sergent (França) e Cecile Barbedette (França). Os interessados vão assistir a filmes e fazer leituras de livros e textos sobre o tema, além de participarem de trabalhos corporais, criativos, expressivos, com foco na articulação da dança e o autismo. Haverá experimentação cênica no encerramento, de forma presencial.
Podem se inscrever quaisquer pessoas a partir de 18 anos, artistas, autistas ou não, profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social, pais,cuidadores de pessoas no espectro autista (TEA). Crianças e jovens autistas de 7 a 16 anos participam, e devem estar acompanhados de pais ou cuidadores.
EXPERIMENTOS CÊNICOS
Em busca de promover a descoberta, o experimento cênico “Poéticas do cuidado: a performance como vetor de saúde física e mental” acontece entre os dias 8 a 10 de dezembro, das 14h às 18h e das 19h às 21h. O experimento será ministrado de forma on-line pela diretora, performer, artista-pesquisadora e fundadora do Coletivo Performers sem Fronteiras, Tania Alice (Unirio).
Já o experimento cênico “Partilhas afetivas entre palhaços e autistas” será presencial, no Teatro São José. Na ministração estará a atriz, diretora, palhaça, educadora e pesquisadora Cristiane Muñoz (Unirio), autista de nível 1 de suporte com AH/SD (Superdotadação e Altas Habilidades). A atividade vai destacar a importância do uso de materiais que podem ser catalisadores da interação entre palhaços e crianças autistas e do reforço da linguagem da máscara teatral na palhaçaria. Assim, por meio de música, bolas sensoriais, tecido sensorial, balões fluorescentes, luz negra e instrumentos musicais, pretende-se estabelecer jogos espontâneos que respeitem a criança como criadora conjunta do fenômeno artístico.
Podem participar, dos Experimentos Cênicos, quaisquer pessoas a partir de 18 anos, sendo artistas, autistas ou não, profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social, pais, cuidadores de pessoas no espectro autista (TEA). Crianças e jovens autistas de 7 a 16 anos participam, e devem estar acompanhados de pais ou cuidadores.
SERVIÇO
Programa de Formação Continuada da Escola Livre Teatro da Boca Rica: culturas, artes, ofícios, pensamentos e neurodiversidades
Experimento Cênico: “Partilhas afetivas entre palhaços e autistas”
- De 08 a 10 de dezembro, horário será informado em breve
- Teatro São José – Rua Rufino de Alencar, Centro – Fortaleza/CE
Multirresidência Criativa: “Artes e Autismos”
- De 07 a 16 de dezembro, das 14h às 18h e 19h às 21h
- Theatro José de Alencar – Rua Liberato Barroso, Centro – Fortaleza/CE