O município de Tauá reforça as campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação nos postos de saúde da cidade. A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus. A campanha de vacinação foi prolongada no Município e os pais devem comparecer às Unidades Básicas de Saúde para proteger as crianças. Segundo dados do Ministério da Saúde, a cidade aplicou 2.402 doses da vacina.
O valor corresponde a uma média de 75% do público-alvo (3.204 crianças). O objetivo da campanha no Município de Tauá é que 95% do público receba o imunizante. Para tal, a gestão municipal reforça que a vacinação é o único método preventivo contra a doença. Por esse motivo, destaca ser de extrema importância a conscientização sobre a vacina contra o vírus. A falta de imunização é o fator que mais favorece que crianças menores de 5 anos adoeçam.
Poliomielite
O poliovírus pode ser transmitido por meio oral ou pelo contato direto com objetos, alimentos e água contaminados por fezes de portadores do vírus. Por ainda não possuírem conhecimento total sobre hábitos de higiene, crianças mais novas acabam se tornando alvos mais fáceis contra a doença. Em casos graves, é possível que indivíduos contaminados tenham seu sistema nervoso afetado, causando paralisia. Em geral os membros inferiores são os mais atingidos.
Não há um tratamento específico para as vítimas da doença. Os pacientes devem ser hospitalizados e receber tratamento conforme seu quadro clínico. A Campanha de Vacinação Contra Poliomielite termina nesta sexta-feira, 30.