Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

Tauá lança programa de melhoramento genético e aumento de produção de leite bovino

Inicialmente, segundo a Prefeitura, mil matrizes de produtores locais passarão por um processo de inseminação artificial.
Foto: Divulgação/SDA

Compartilhar:

O município de Tauá lançou, nesta quarta-feira, 22, o Programa Tauá mais Leite, além de cursos técnicos voltados ao setor. A iniciativa objetiva o melhoramento genético e aumento da produtividade de leite bovino dos produtores da cidade, já com a compra garantida pela iniciativa privada. Na oportunidade, a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PSD), também deu ordem de serviço para aquisição de equipamentos do abatedouro municipal. Ao todo, serão investidos R$ 837 mil nas compras.

O Tauá mais Leite é desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEDERHI) e parceiros. Inicialmente, segundo a Prefeitura, mil matrizes de produtores locais passarão por um processo de inseminação artificial. A SEDERHI, por sua vez, fará o acompanhamento de matrizes selecionadas, através de uma equipe técnica formada por veterinário, técnico agrícola e dois técnicos de nível superior, promovendo também um acompanhamento sanitário da brucelose e tuberculose, através da vacinação.

Investimentos

Já os cursos técnicos e de ensino superior, conforme a gestão municipal, serão fornecidos pela Faculdade SENAR/FAEC, destinados aos produtores e filhos de produtores rurais. A formação será nas áreas de Zootecnia, Agronegócio e Fruticultura.

Também na quarta-feira, foi lançado o programa Arranjo Produtivo Local de Confecção e Moda (APL). O projeto  beneficiará artesãs tauaenses e tem o objetivo de estruturar a implantação de polo de confecção e moda no Município, através da capacitação de mão de obra local e implantação de pequenas oficinas de confecção. O projeto também ofertará capacitações com foco na melhoria da qualificação da mão de obra para a cadeia produtiva comercial, executado via convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e a Prefeitura Municipal de Tauá.

[ Mais notícias ]