Voltar ao topo

24 de abril de 2025

Tasso oficializa apoio a Lula no 2º turno: ‘momentos de decisão exigem coragem’

"Nas atuais circunstâncias, meu apoio ao candidato Lula é uma resposta ao que vi nos últimos anos, especialmente durante a pandemia", disse
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Compartilhar:

O senador Tasso Jereissati (PSDB) oficializou, em publicação nas redes sociais nesta quarta-feira, 5, apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 2º turno da eleição para presidência da República. Outras lideranças tucanas já se manifestaram a favor do petista, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em nota, Tasso diz que “momentos de decisão exigem coragem e posicionamento, sem espaço para hesitações ou omissões”.

“O segundo turno das eleições presidenciais é uma dessas ocasiões. Sou casado, cristão, defendo o trabalho e a livre iniciativa; lutei pela redemocratização do Brasil. Com base nisso, apoiei a senadora Simone Tebet no primeiro turno. Agora, nas atuais circunstâncias, meu apoio ao candidato Lula é uma resposta ao que vi nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, com o negacionismo, a falta total de compromisso com a vida e com os fundamentos mais básicos da democracia.”

Na segunda-feira, 3, um dia após o 1º turno, Tasso havia, em entrevista ao Estadão, manifestado apoio a Lula.

Ainda na publicação, o senador destaca que, por muitos anos, combateu ‘duramente o PT’ em seus governos. “No Congresso Nacional, fui uma das poucas vozes a fiscalizar o governo Lula. Mas a hora não é de olhar para trás e sim para o futuro, em busca de estabilidade política, respeito institucional, canais de diálogo com a oposição e com a sociedade, tudo que o atual governo não consegue oferecer”, sinaliza o tucano. “Meu compromisso histórico com a democracia desde a época do regime militar, me levou a essa decisão, na esperança que possamos encarar os verdadeiros problemas que afligem a nossa população“, disse.

Durante o 1º turno, Tasso Jereissati apoiou a senadora Simone Tebet, então candidata do MDB à Presidência. Nesta quarta-feira, ela também anunciou apoio a Lula no 2º turno. “Ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Lula, voto porque reconheço o seu compromisso com a democracia e a Constituição e desconheço do atual presidente“, justificou. Tebet ficou em terceiro nas eleições de 1º turno, conquistando mais de 4,9 milhões de votos válidos.

[ Mais notícias ]