Voltar ao topo

25 de março de 2025

SSPDS lança o plano operacional de segurança para o primeiro Clássico-Rei de 2025

Ao todo, 613 agentes dos órgãos vinculados à SSPDS serão empregados durante o Clássico-Rei, atuando dentro e fora da Arena Castelão
Além da cúpula das Forças de segurança, representantes de Ceará e Fortaleza estiveram presentes à reunião na SSPDS. Foto: Cícero Oliveira/ Ascom SSPDS

Compartilhar:

Após o debate realizado entre as Forças de Segurança do Estado, órgãos municipais e representantes de Ceará e Fortaleza, que participarão do Clássico-Rei neste sábado (8), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), lançou nesta sexta-feira (7), o plano operacional de segurança para a partida válida pela quinta rodada do Campeonato Cearense 2025.

Ao todo, 613 agentes dos órgãos vinculados à SSPDS serão empregados durante o Clássico-Rei, atuando dentro e fora da Arena Castelão. O efetivo total abrange policiais civis, militares e bombeiros militares, além de agentes de órgãos da Prefeitura de Fortaleza (PMF). O plano operacional inclui, ainda, agentes da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), que atuaram fiscalizando pessoas que estão cumprindo pena em liberdade com uso de tornozeleira eletrônica.

Durante a partida, as Forças de Segurança estarão preparadas para, em caso de qualquer confronto entre torcedores rivais, realizar a condução dos envolvidos à Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), onde serão realizados os procedimentos cabíveis. Na unidade policial, os conduzidos poderão ser autuados pelas infrações de tumulto e associação criminosa, além de outros artigos semelhantes do Código Penal Brasileiro (CPB), conforme o entendimento do delegado plantonista.

“O plano operacional das Forças de Segurança foi definido e, para esse jogo, teremos mais de 600 profissionais dedicados a garantir a segurança de todos os torcedores. Quero aqui, inclusive, dizer aos torcedores que vão ao estádio e façam a festa junto aos seus times. Entretanto, quem tiver a intenção de comparecer para praticar tumultos e outros crimes correlatos, estaremos preparados para identificá-los, capturá-los e aplicar a lei, seja pelas equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar que atuarão dentro e fora do Estádio, seja por parte da Draco”, destacou o coordenador da Copol, Harley Alencar Filho.

EFETIVO

Somente dos órgãos vinculados à SSPDS, serão 188 policiais militares do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) atuando na Arena Castelão. Na área externa, serão 267 policiais do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Policiamento Ostensivo Geral (POG), do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), do Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont) e do CPChoque. Além de 10 policiais civis atuando dentro e fora do estádio, 25 bombeiros militares e 13 agentes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

O efetivo total conta ainda com o auxílio de agentes das forças amigas. Para o Clássico-Rei, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuará com 30 agentes, enquanto da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) serão 40 agentes de cada órgão municipal.

[ Mais notícias ]