Voltar ao topo

25 de março de 2025

SSPDS encerra fevereiro com médias diárias de 20 armas apreendidas e 103 prisões

Trabalho das Forças de Segurança do Estado, alinhado às diretrizes da SSPDS e investimentos do Governo do Ceará, resulta na redução da criminalidade em todo território cearense
As ações das Forças de Segurança resultaram no aumento das apreensões de armas de fogo em fevereiro deste ano. Foto: Divulgação/ Ascom SSPDS

Compartilhar:

O trabalho das Forças de Segurança do Ceará, alinhado às diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), resultou no aumento de 10,1% no total de armas apreendidas em fevereiro. Ao todo, foram 566 armas recolhidas, contra 514 apreensões no mesmo mês do ano passado. O resultado representa uma média diária de 20 apreensões.

Em relação aos números de prisões em flagrante e cumprimento de mandados judiciais, fevereiro registrou um aumento de 21,8% nas capturas, sendo realizadas, em média, 103 prisões diariamente, em todo o Ceará. Ao todo, foram 2.878 capturas em fevereiro de 2025, contra 2.362 no segundo mês do ano passado. Os dados foram extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

O titular da SSPDS, Roberto Sá, destaca o reforço no policiamento ostensivo, o fortalecimento do trabalho de inteligência e os investimentos do Governo do Ceará, por meio do programa Ceará Contra o Crime, como determinantes para o resultado positivo.

“Investimentos em tecnologia, policiamento, investigação e inteligência. Isso nos possibilita retirar mais armas de circulação e, por consequência, reduzir os crimes violentos, [crimes] contra o patrimônio e tráfico de drogas. No segundo semestre do ano passado, tivemos uma média de 16 armas de fogo apreendidas por dia. Nos dois primeiros meses deste ano, aumentamos essa média para 20. Isso é resultado de muito trabalho, mantendo o compromisso de não recuar no combate à criminalidade“, destacou Roberto Sá.

O aumento nas apreensões de armas, em fevereiro de 2025, se estende para todas as regiões cearenses, destacando a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde o aumento ficou em 32,6%. Nos municípios que fazem parte da RMF, as polícias Militar (PMCE) e Civil (PCCE) recolheram 118 armas, contra 89 apreensões no segundo mês do ano passado. A Capital teve um aumento de 5,8% no período, com 127 apreensões em fevereiro, contra 120 apreensões no segundo mês de 2024.

Os municípios que fazem parte do Interior Sul e Interior Norte também tiveram crescimento no indicador. O Interior Sul teve aumento de 7%, com 152 apreensões em fevereiro, contra 142 armas recolhidas no mesmo período, em 2024. No Interior Norte, o aumento ficou em 3,7%. Ao todo, foram apreendidas 169 armas contra 163 apreensões em fevereiro do ano passado.

ACUMULADO DO ANO

Sobre os dois primeiros meses de 2025, o aumento nas apreensões de arma de fogo ficou em 7,7%. Comparando os dois primeiros meses, de 2025 e 2024, foram 84 armas a mais, retiradas de circulação pelas Forças de Segurança do Ceará. Em janeiro e fevereiro de 2025, foram apreendidas 1.178 armas de fogo, enquanto no mesmo período do ano passado foram 1.094.

PRISÕES

Outro resultado positivo alcançado por meio dos esforços das Forças de Segurança do Estado, com o suporte dos constantes investimentos do Governo do Ceará, foi o aumento nas capturas realizadas em todo o território estadual. Com aumento de 21,8% nas prisões em flagrante e por força de mandado judicial, foram realizadas, em média, 103 prisões diárias em todo o Ceará. Ao todo, foram 2.878 em fevereiro de 2025, contra 2.362 no ano passado.

Com relação ao acumulado dos dois primeiros meses deste ano, foram realizadas, em média, 91 prisões e apreensões, por dia. O aumento ficou em 8,1%, com 5.381 capturas em flagrante ou por mandados registradas em janeiro e fevereiro de 2025. Nos dois primeiros meses do ano passado, foram realizadas 4.976 capturas. Em comparação com os dois períodos, as Forças de Segurança do Ceará realizaram 405 a mais.

INVESTIMENTOS

A intensificação dos investimentos para auxiliar na redução dos indicadores criminais fez o Governo do Ceará, por meio da SSPDS, sancionar, em fevereiro, o projeto de lei (PL) que autoriza a implementação do sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp), iniciativa do programa Ceará Contra o Crime.

Em janeiro de 2025, foi entregue o Centro de Tecnologia Avançada e Monitoramento de Segurança da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Com investimento de R$ 11,2 milhões. O equipamento reúne serviços de 13 instituições, garantindo uma resposta ágil e coordenada às demandas da sociedade. Já com foco na tecnologia, a Perícia Forense (Pefoce) recebeu novos equipamentos e também foram entregues reformas; o investimento total foi superior a R$ 2 milhões. Novas estruturas, como delegacia de Polícia Civil e batalhão da Polícia Militar, também foram entregues este ano.

[ Mais notícias ]