Voltar ao topo

18 de abril de 2025

SSPDS e Seplag discutem implantação da Carteira de Identidade Nacional no Ceará

Com o novo sistema, a população vai ter acesso ao RG de forma mais rápida, pois a nova plataforma permite que o documento seja acessado, também, pelo telefone celular
Foto: Divulgação SSPDS

Compartilhar:

A implantação da Carteira de Identidade Nacional no Ceará, o novo RG, foi pauta de debate entre gestorrs das  secretarias da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag). Conforme o acordo de adesão assinado pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) ao programa do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Governo Federal, o prazo para a emissão do novo modelo do documento é 6 de novembro. Durante o encontro, que aconteceu na sede da Seplag, na segunda-feira, 12, foram abordadas melhorias que serão feitas para que o novo programa seja implementado.

De acordo com o titular da SSPDS, Samuel Elânio, a reunião foi muito proveitosa. “A secretária da Seplag, Sandra Machado, está ciente que é uma demanda federal e que será preciso colocar em prática, bem como algumas demandas de estrutura física e de tecnologia da informação para que esse projeto avance. Então, os setores responsáveis vão se reunir outras vezes para que isso ocorra da melhor forma possível”, avaliou. Conforme o secretário, o RG nacional terá o mesmo número do CPF, o que evitará bastante fraudes”, acrescentou.

O perito geral da Pefoce, Júlio Torres, que também esteve na reunião, explicou que, com o acordo de adesão assinado pela Pefoce, o órgão passa a ter acesso à base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Receita Federal.

“Isso possibilitará o cruzamento de dados com outros estados, o que será extremamente importante não só para o documento em si, mas para a segurança pública, no tocante às investigações. Vamos poder consultar bases do Brasil todo”, afirma.

Júlio Torres também destaca que, com o novo sistema, a população vai ter acesso ao RG de uma forma mais rápida, pois a nova plataforma permite que o documento seja acessado pelo telefone celular. Também estiveram presentes ao encontro o delegado-geral da Polícia Civil (PC), Márcio Gutiérrez; o titular da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, Nelson Pimentel; e o secretário-executivo de Gestão da Seplag, Auler Gomes de Sousa.

[ Mais notícias ]