Na noite desta segunda-feira (24), o governador Elmano de Freitas (PT) e o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, participaram do lançamento da Operação Reforço Especializado, da Polícia Militar (PMCE). Segundo o gestor, a operação é uma das medidas anunciadas pelo Governo do Ceará para reforçar o combate à criminalidade no Estado.
Com o efetivo de 240 policiais militares, divididos em 61 equipes, a operação realiza blitzes em áreas com maior incidência criminal, segundo dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
“Nós estamos continuando com o trabalho de intensificação da presença da Polícia nas ruas para proteger o cidadão e a cidadã. Agora à noite, essa operação especial conta com 240 homens e mulheres e 61 viaturas. Neste momento, além dessa operação, estamos também com 12 blitze acontecendo em locais estratégicos de Fortaleza, distribuídas nas áreas onde os dados e as evidências apontam a maior possibilidade de atuação do crime. Portanto, para evitar a criminalidade e proteger o cidadão e a cidadã, a operação estará atuando em Fortaleza, Maracanaú e Caucaia, cidades que nós estamos olhando de maneira muito atenta”, ressalta Elmano de Freitas.
Durante o lançamento da operação, o Governador destacou também as outras medidas para a segurança pública anunciadas por ele nesta segunda-feira.
“Nós determinamos a convocação de mais 426 policiais militares que vão começar o curso de formação imediatamente. Na sexta-feira (28), vamos apresentar mais 400 policiais [alunos-soldados], além dos 400 apresentados na semana passada, que já começam também a estar nas ruas. E na quarta-feira (26), estou dando posto a 428 policiais civis. Portanto, vamos continuar o trabalho de fortalecimento das forças de segurança, para enfrentar o crime e dar paz e tranquilidade ao povo cearense”, frisou Elmano.
O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) destacou o trabalho das Forças de Segurança nessa intensificação de ações de combate à criminalidade no Ceará.
“A gente trabalha sobre evidências, sobre análise criminal. Então, com o recurso que nós temos, patrulhamos durante o dia todo para fazer a prevenção, fazer a ostensividade, no caso da Polícia Militar. Mas, em momentos como esse, que você identifica determinados lugares e horários em que o índice de criminalidade aumenta, é necessário também aumentar o contingente local para demonstrar exatamente a força e a presença do Estado, tranquilizar o cidadão e inibir a ação criminosa. No entanto, quando eventualmente, essa presença não consegue evitar e o crime acontece em outro local, entra a Polícia Judiciária, investigativa, imediatamente, para descobrir os autores dos delitos”, ressalta Roberto Sá.
Para reforçar a segurança nas ruas, garantir a ordem pública e investir prontamente contra a criminalidade, a Operação Reforço Especializado, o Comando-Geral da PMCE intensificou a quantidade de equipes especializadas da corporação para, junto ao policiamento ordinário, atuar na prevenção, no aumento da sensação de segurança da população, além de realizar prisões de infratores e apreensão de ilícitos.
Equipes do policiamento especializado da PMCE estão atuando nas áreas de maior incidência criminal, conforme orientações dos estudos da Supesp, órgão vinculado à SSPDS. São equipes do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA), Regimento de Polícia Montada (RPMont) e a Força Tática dos batalhões da Capital.