O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE), Samuel Elânio, se reuniu, na manhã desta segunda-feira, 30, com membros da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL). O objetivo foi discutir estratégias para fortalecer os trabalhos das Forças de Segurança no Centro, localizado na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza, bem como o reforço na segurança em corredores comerciais e imediações de shoppings centers.
O uso das ferramentas tecnológicas, como o Sistema Agilis, e da inteligência da SSPDS/CE foi pontuado na reunião como um das estratégias para reforçar ainda mais a área do Centro, contando com a integração da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e da Polícia Militar, com um incremento do policiamento ostensivo, por meio de Indenização de Reforço ao Serviço Operacional (IRSO), do uso da cavalaria, do policiamento motorizado e em bicicletas.
Samuel Elânio, destacou que “a ideia é mantermos as estratégias que vínhamos adotando, pois tivemos redução de 13% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), no Centro, em 2022. Seguiremos mantendo o policiamento na região, aumentando a quantidade de câmeras de videomonitoramento, promovendo ações com o apoio do serviço de inteligência da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) nos shopping centers, além de transferirmos o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) para a Avenida Monsenhor Tabosa”, afirma.
Durante o encontro foram discutidos, ainda, o efetivo da PMCE no Centro, a transferência do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) para a Avenida Monsenhor Tabosa; ampliação do número de câmeras de videomonitoramento no Centro, entre outras ações.
CRIMES NO CENTRO DE FORTALEZA
O último ano registrou uma redução de 13% nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), no Centro de Fortaleza. Os dados foram extraídos da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE). Segundo o balanço, foram 1.295 ocorrências, de janeiro a dezembro de 2022, em comparação a 1.489 casos registrados no mesmo período de 2021.
As informações da SSPDS do Governo do Estado.