O Ceará ainda tenta recuperar os índices pré-pandemia na aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental na rede pública. Atualmente, o Estado tem 84,6% de estudantes alfabetizados ao término do 2º ano. Além disso, todos os níveis de alfabetização, do 5º ao 9º ano, estão em rota de crescimento, mas ainda não superam os níveis do último ano antes da crise sanitária, em 2019. Os dados são do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) e foram divulgados nesta terça-feira, 20.
A pontuação de alfabetização observada no balanço mais recente, que engloba o segundo semestre de 2022, foi de 192. Em 2019, antes da pandemia, eram 210. Durante a crise sanitária, o índice caiu drasticamente, chegando a 116 pontos, apenas. Apesar da melhora atual, a pontuação atual é a menor desde 2016, quando o Estado marcou 187 pontos. Participaram da avaliação, aplicada em 2022, um total de 293.825 estudantes distribuídos em 3.840 escolas dos 184 municípios cearenses.
O Spaece demonstrou, ainda, que todos os 184 municípios cearenses mantiveram as crianças alfabetizadas no término do 2º ano, assim como em 2019. Destes, 177 como nível desejável e 7 como suficiente. Em 2007, apenas 49 municípios estavam nesta situação, sendo 14 aqueles no nível desejável.
LEVANTAMENTO
Os dados traçam um panorama da educação cearense após os três anos de pandemia da covid-19, que repercutiu no processo de aprendizagem das crianças que iniciavam a escolarização ou davam seguimento ao Ensino Fundamental nas redes municipais. A avaliação do Spaece aconteceu após informações diagnósticas do início de 2022, que apontaram uma queda no desenvolvimento nas habilidades de leitura e escrita das crianças. A partir dos resultados, foi iniciado, por meio do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), um trabalho focado na recomposição das aprendizagens.
No 5º ano do Ensino Fundamental, o padrão adequado em Língua Portuguesa foi alcançado por 123 municípios. Em Matemática, 83 municípios atingiram este padrão. Em 2008, nenhum município cearense apresentou média no nível adequado nestas duas disciplinas. Para o 9º ano do Ensino Fundamental, 161 municípios têm seus alunos em nível adequado ou intermediário para Língua Portuguesa e 59 estão nestas condições para Matemática.
Não há registro de resultados de nível muito crítico para nenhum dos 184 municípios na proficiência de qualquer das duas disciplinas. Assim como em 2019, a soma do percentual de estudantes no nível adequado e intermediário no 9º ano alcançou 62% em Língua Portuguesa. Além disso, considerando apenas o nível adequado nessa disciplina, o resultado de 2022 chegou a um patamar maior do que em 2019, saltando de 24% para 27%. Em Matemática, o desafio é histórico. No entanto, ao longo do período de 2008 a 2022, a educação cearense apresenta progressão: 1% da rede pública estava no padrão adequado em 2008, passando para 14% em 2022.
“Ainda é um desafio para nós. Todo o Brasil tem essa dificuldade e com o Ceará não é diferente. Estamos acompanhando mais diretamente todo esse processo junto à formação de professores especializados, além de formatar materiais voltados para o assunto”, destacou a titular da Secretaria da Educação, Eliana Estrela, durante a apresentação dos resultados.
PACTO PELA APRENDIZAGEM
Uma das medidas adotadas para tentar superar as consequências da pandemia nos índices educacionais foi o Pacto pela Aprendizagem, lançado em 2021 e ampliado até 2024. A ação tem como objetivo fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e os 184 municípios cearenses para promover a recomposição da aprendizagem dos estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental diante do contexto de pandemia.
A estratégia possui ações voltadas ao apoio pedagógico, implementação do tempo integral, fortalecimento das competências socioemocionais e melhorias na infraestrutura das escolas.
Inicialmente, a meta era alfabetizar todas as crianças cearenses até os 7 anos de idade, propósito que evoluiu posteriormente para as demais etapas do Ensino Fundamental. Mesmo não sendo responsável direto, o executivo estadual passou a oferecer formação continuada aos professores do Ensino Fundamental, apoio à gestão escolar e material estruturado, entre outras ações voltadas à garantia do direito à aprendizagem. Atualmente, a iniciativa é denominada Paic Integral, cuja meta é levar a jornada prolongada às redes municipais, de forma gradativa, iniciando-se a partir das turmas de 9º ano, em 2023.
ESCOLA NOTA 10
Um total de 566 escolas obtiveram resultados de nível Escola Nota 10 ao término do 2º ano. Para o 5º ano, foram 365 unidades escolares e, para o 9º ano, 74. Para atingir esse nível, as escolas devem atender aos seguintes critérios: ter, no momento da prova, pelo menos 20 alunos matriculados na série e avaliados, além de ter, no mínimo, 90% de participação de alunos. No 2º ano, a pontuação deve ficar entre 8,5 e 10, enquanto para 5º e 9º ano deve ficar entre 7,5 e 10,0, em Português e Matemática.