O sorteio para as oitavas de final da Copa Libertadores, dos playoffs e das oitavas de final da Copa Sul-Americana foi realizado pela Conmebol nesta segunda-feira (3). O Fortaleza, primeiro colocado do Grupo D da Sula, já está classificado diretamente para as oitavas do torneio. Seu adversário, no entanto, continua indefinido, devido aos jogos atrasados dos clubes do Rio Grande do Sul, diante da situação de calamidade que acomete o Estado. Quatro possíveis adversários, incluindo o gaúcho, Internacional, podem enfrentar o Leão do Pici no mata-mata.
O adversário do Tricolor foi definido na tabela da Conmebol como “playoff G”, o vencedor do confronto entre o 7º melhor terceiro colocado dentre os oito grupos da Libertadores e o 7º melhor segundo colocado dentre os oito grupos da Sula. Pelo lado da Liberta, já está definido o Cerro Porteño, do Paraguai. Os clubes do grupo do Grêmio – dois com um jogo a menos e o time gaúcho com dois a menos – terminariam na terceira posição com, no mínimo, 7 pontos, um a mais que o Cerro.
Já pelo lado da Sula, a indefinição é completa, já que três clubes estão com possibilidade de finalizar a etapa de grupos como o adversário do Cerro e, posteriormente, possível adversário do Leão. São eles o Racing do Uruguai; o Always Ready da Bolívia; e o Internacional. Atualmente, sem contar com o grupo do clube gaúcho, o 7º melhor segundo – ou segundo pior segundo colocado – é o Always Ready, com 11 pontos e 3 de saldo de gols. O time uruguaio, aliás, está atrás do boliviano por possuir um gol a menos no saldo.
CENÁRIOS
O cenário fica um pouco mais complexo ao analisar o grupo do Inter, que ainda vai ter dois jogos: Real Tomayapo (já eliminado) e Internacional nesta terça-feira (4), às 21h30; e Internacional e Delfín no sábado (8), às 21h30. Atualmente, o segundo colocado é o Delfin, com 8 pontos. Com um jogo a menos, o clube pode chegar à segunda posição se vencer o confronto, chegando aos 11 pontos. No entanto, uma vitória simples por 1 a 0 o impulsionaria para o 6º melhor segundo colocado do torneio, ultrapassando Racing e Always Ready, sem possibilidade de chegar ao “playoff G”.
Já o Inter, por outro lado, pode ser desde o 4º melhor segundo colocado até o pior segundo colocado dos grupos da Sula. Para terminar em segundo do seu grupo, o Colocado precisa vencer os dois jogos restantes. O que vai importar para a definição é o saldo de gols. Se vencer por 1 a 0 os dois jogos, termina com a pior posição geral entre os segundos. Caso marque três gols, no entanto, termina com o 7º melhor entre os segundos colocados, enfrentando o Cerro Porteño na repescagem. Caso faça quatro gols nos dois confrontos, ultrapassa também o Always Ready.
CONFIRA OS POSSÍVEIS ADVERSÁRIOS
Vindo da Libertadores
- Cerro Porteño;
Vindo da Sul-Americana
- Racing, em caso de vitória do Inter por 1 a 0 nos dois jogos restantes;
- Always Ready, em caso de vitória do Inter marcando um total de quatro gols nos dois jogos restantes ou em caso de vitória do Delfin contra o Inter;
- Internacional, caso vença os seus dois jogos restantes e marque um total de três gols.