O soldado da Polícia Militar (PMCE) David dos Santos Silva, de 30 anos, foi assassinado a tiros e golpes de machado neste sábado (13), em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O crime aconteceu no bairro Marechal Rondon, distrito de Jurema. O policial militar estava de folga quando foi atingido pelos disparos. Ele recebeu vários golpes de machado no pescoço, numa provável tentativa dos criminosos de decapitar a vítima. Após o crime brutal, o governador Elmano de Freitas informou que um dos envolvidos foi preso e subiu o tom contra os criminosos.
Devido à gravidade dos ferimentos, o policial militar teve morte instantânea. Os levantamentos iniciais apontam que a vítima foi surpreendida, sem que pudesse esboçar qualquer reação para se defender que o crime foi cometido por mais de uma pessoa.
ELMANO
Neste domingo (14), o governador Elmano de Freitas (PT) informou que um dos suspeitos do assassinato do militar foi preso. “Nossa polícia acaba de prender um dos autores do assassinato do soldado PM David dos Santos, ocorrido ontem em Caucaia. Que esse criminoso pague severamente na Justiça pela barbaridade cometida. Minha solidariedade aos familiares e amigos do soldado David”, postou o governador nas redes sociais.
“Informo, ainda, o reforço nas buscas aos bandidos que praticaram um grave caso de violência em Limoeiro do Norte, assim como ocorrências de violência ocorridas em Itarema”, disse Elmano.
Em Limoeiro do Norte, quatro homens foram assassinados na manhã desta domingo, no distrito de Canafístula, na zona rural. Uma mulher foi lesionada a tiros e encaminhada a uma hospital da região. Os corpos de três vítimas foram colocados lado a lado em um dos compartimentos da casa onde ocorreu a chacina. Outro corpo estava no quarto.
SEGURANÇA
O governador elegeu a Segurança Pública como principal bandeira ao longo das últimas semanas, promovendo troca no comando das polícias e na pasta maior da Segurança. “Nosso secretário da Segurança, Roberto Sá, monitora pessoalmente esses casos. Lamento muito pelas vidas perdidas, mas reforço que nossas forças de segurança irão para cima desses criminosos e prenderão todos os envolvidos, um a um. Não descansaremos um dia nesse enfrentamento à criminalidade, para garantir mais segurança para nossa população. Pelo contrário, reforçaremos cada vez mais nossas forças de segurança, que contarão com meu mais irrestrito apoio. Podem ter absoluta certeza disso”, disse o mandatário.
Apesar de prisão de um dos suspeitos, as investigações, que estão a cargo do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com auxílio da Delegacia Metropolitana de Caucaia, não foram encerradas, tendo em vista que pelo outro suspeito ainda está solto. Os investigadores também querem saber a motivação do crime. David dos Santos Silva era natural de São Caetano do Sul-SP e estava há dois anos na PMCE, ultimamente lotado no Pelotão de Motos do Comando de Policiamento da Capital.
REFORÇO POLICIAL
Na última semana, o Governo do Ceará lançou o serviço operacional supervisionado de mais 240 novos policiais militares para o reforço do policiamento ostensivo. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), é a terceira turma nas últimas semanas e já são mais de mil novos agentes das Forças de Segurança nas ruas de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia.
A apresentação da nova turma à população aconteceu em um dos pontos mais movimentados e de maior apego da população fortalezense, a Praça do Ferreira. De frente com os novos agentes de segurança, o governador Elmano de Freitas (PT) ressaltou o compromisso com o reforço da segurança pública.
Em mais uma das medidas anunciadas pelo Governo, na noite de sexta-feira (12), a Polícia Civil realizou a operação Égide, ação permanente deflagrada pela PCCE para coibir Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em regiões da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza. A operação é baseada nos estudos estratégicos da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). Cerca de 90 policiais civis participaram dos trabalhos, que contam com 29 viaturas e 29 equipes. As equipes da PCCE saíram do Centro de Eventos com destino aos bairros Antônio Bezerra, Barroso, Castelão, Quintino Cunha, Curió, Granja Lisboa, Jardim das Oliveiras, Tancredo Neves, Planalto Ayrton Senna e José Walter.