A jornalista e escritora cearense Socorro Acioli foi destaque na livraria oficial da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano entre os autores mais procurados pelos leitores. A escritora possui dois títulos na lista das obras mais vendidas na Livraria da Travessa durante a Flip. O romance recém-lançado “Oração para Desaparecer”, da Companhia das Letras, liderou o ranking divulgado neste domingo (26). Já “A Cabeça do Santo” (Cia. das Letras), de 2014, primeiro livro da autora, ficou em terceiro.
Confira os ganhadores:
- “Oração para desaparecer” (Cia. das Letras), de Socorro Acioli
- “Autobiografia precoce” (Cia. das Letras), de Patrícia Galvão (Pagu)
- “A cabeça do santo” (Cia. das Letras), de Socorro Acioli
- “Me chama de Cassandra” (Biblioteca Azul), de Marcia Gala
- “Se a cidade fosse nossa” (Paz e Terra), de Joice Berth
- “Também guardamos pedras aqui” (Ed. Nós), de Luiza Romão
- “Descolonizando afetos” (Ed. Paidos), de Geni Nunes
- “Voladoras” (Autentica), de Monica Ojeda
- “Macabéa: Flor de Mulungu” (Oficina Raquel), de Conceição Evaristo; “Mau Hábito” (Record), de Alana S. Portero; “Pagu: vida e obra” (Cia. das Letras), de Augusto de Campos; “Parque Industrial” (Cia. das Letras), de Patrícia Galvão (Pagu); “As pequenas chances” (Todavia), de Natalia Timerman; “Saia da frente do meu Sol” (Autêntica), de Felipe Charbel
- “Água Doce” (Kapulana), de Akwaeke Emezi
A edição deste foi marcada por quebra de paradigmas, trazendo os autores brasileiros no topo. Em anos anteriores, os estrangeiros foram os prediletos dos leitores. Das 10 obras recordistas de vendas em 2023, apenas “Me Chame de Cassandra”, é de um autor de fora do Brasil – do cubano Marcial Gala. No “top 10”, também se destaca o baiano Itamar Vieira Junior, que figura com “Salvar o Fogo” na quarta oposição. Sua obra, “Torto Arado”, sucesso de vendas ao ser lançado, ainda no ano de 2019, aparece em sétimo na relação divulgada em 2023. As informações são da Folha de S.Paulo.