Voltar ao topo

16 de julho de 2024

Sobral recebe musical “Intergaláctico” neste final de semana

O projeto "Intergaláctico nos Espaços" acontece nos dias 9 e 10 e traz ao público uma nova experiência imersa em música e tecnologia
Foto: Divulgação/ Intergaláctico nos Espaços

Compartilhar:

O projeto musical  Intergaláctico nos Espaços, dirigido e dançado pela artista Maria Epinefrina, chega em Sobral neste fim de semana com oficina e apresentações. O projeto acontece nos dias 9 e 10 no Instituto Ecoa e no Theatro São João. A programação e as atividades ofertadas são gratuitas para o público. A apresentação está em turnê pelo Interior do Estado e é apoiada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através do XII Edital Ceará de Incentivo às Artes.

Intergaláctico nos Espaços é um projeto de circulação e difusão do espetáculo de dança “Intergaláctico” que se configura na interface entre Dança e Tecnologia, foi criado em parceria com os artistas das Mídias Digitais “Humano” (Leonardo Santos) e Tiego Campos, com o compositor Cozilos Vitor e com o dramaturgista Armando Menicacci.

Além disso, a iniciativa também é um compartilhamento de pesquisa, de experimentos que nasceram do processo criativo e de dispositivos criativos para a invenção de coreografias e corporeidades. Além de ser um trabalho que traz toda uma questão do corpo e suas des–construções, em uma era que o corpo é visto em caixinhas preestabelecidas levantar outras percepções do corpo é fundamental.

A obra nasceu a partir da pesquisa “Espaço de Modular: Que espaço a minha corporeidade ocupa?” da bailarina Maria Epinefrina, onde ela se debruça em perceber as texturas e poderes que constroem a materialidade invisível do espaço que a cerca, que pesam, enrolam e abraçam o seu contorno. 

Além da apresentação, o projeto conta também com outras maneiras de expressar a arte por meio do movimento. O Experimento de Um Intergaláctico Número 7 é o compartilhamento da pesquisa de movimento feita por Maria Epinefrina para o espetáculo. Diferente do show, que precisa acontecer no teatro, o experimento de um Intergaláctico nº7 pode acontecer em uma sala, de uma forma mais intimista, onde o público se senta ao redor da artista e ver de perto a reformatação corporal proposta na obra.

O projeto tem também uma oficina, na qual Epinefrina convida artistas interessados em composição e coreografia para imergir na criação de solos e na investigação de movimento a partir da pesquisa desenvolvida pela mesma na faculdade de dança na Universidade Federal do Ceará (UFC). Tal estudo norteou o espetáculo cênico Intergaláctico e reúne metodologias de criação de movimentos para a exploração do espaço e invenções de coreografias.

A prática será permeada por momentos de desbravamento marcado pela pesquisa corporal através da improvisação diante de um cenário em constante movimento, propondo a imaginação como dispositivo de investigação, e em mapeamento que consiste na organização de trajetos a partir do desbravamento, criando uma coreografia que será estudada diante de alguns critérios a ver com o tempo, intensidade, amplitude e peso. Percebendo assim, a coreografia como a criação de mapas e trajetos.

A CRIADORA

Maria Epinefrina é bailarina interdisciplinar, coreógrafa formada em dança pela Universidade Federal do Ceará e produtora cultural. Está atuante no cenário artístico de Fortaleza há 9 anos. Com produções autorais voltadas, em sua maioria, para a desenvoltura de espetáculos cênicos de dança e performance. Sua pesquisa envolve a construção de novas corporeidades e espacialidades, usando de possibilidades tecnológicas e imaginativas, atuando na invenção de dispositivos criativos coreográficos e dramatúrgicos.

SERVIÇO

Experimento de Um Intergaláctico nº 7 (oficina)

  • Onde: Instituto Ecoa (rua Dr. Carlito Pompeu, 116, Centro, Sobral)
  • Quando: 9 de junho, às 14h

 Intergaláctico nos Espaços (apresentação)

  • Onde: Theatro São João (Praça São João, 156, Centro, Sobral)
  • Quando: 10 de junho, às 20h

[ Mais notícias ]