O sistema de alerta da Defesa Civil vai entrar em operação na próxima quarta-feira (18) em todos os 184 municípios do Ceará. A ferramenta, como divulgou o governo, se soma aos canais já utilizados pela Defesa Civil. O novo sistema, denominado Defesa Civil Alerta, permite o envio de mensagens emergenciais diretamente aos celulares, mesmo em modo silencioso, sem a necessidade de aplicativos ou cadastros.
No último sábado (14), foi realizado o teste de disparo de alertas sonoros em 36 cidades do Nordeste.
Como divulgou a Defesa Civil cearense, o órgão desenvolve um trabalho permanente de prevenção, com atenção especial aos desastres mais recorrentes da região, como as chuvas no primeiro semestre e os incêndios florestais no segundo.
Como explicou o tenente-coronel BM Holdayne Pereira, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, o fim do período chuvoso faz com que o Estado entre em uma fase crítica, marcada pelo aumento de incêndios. Ele explicou que, com a utilização da tecnologia, será possível alertar previamente os moradores de áreas onde forem detectados focos de calor.
“Queremos manter uma atuação firme e preventiva, contendo riscos de agir de forma mais reativa”, afirmou.
O órgão afirmou que segue alinhado com a política nacional de proteção e defesa civil, atuando em conjunto com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, “para garantir mais segurança e informação à população”.
