Voltar ao topo

16 de julho de 2024

Sexta é o Dia de Bike ao Trabalho, vamos?

Compartilhar:

Uma experiência que pode ser transformadora na vida de muita gente que nunca experimentou se deslocar de bicicleta na cidade, é tentar ir de bicicleta para o trabalho (ou escola, ou faculdade), pelo menos por um dia. Pensando em incentivar e ajudar quem deseja ter esta experiência, o Bike Anjo trouxe para o Brasil em 2013 o “Dia de Bike ao Trabalho”, inspirado no “Bike to Work Day”, criado nos Estados Unidos.

A ideia da data, que acontece na segunda sexta-feira de maio – portanto, no dia 13/05 neste ano – é mostrar, através de uma primeira experiência com a ajuda de ciclistas mais experientes, que é possível pedalar para o trabalho. E que, caso esta experiência vire um hábito, pode fazer grande diferença na qualidade de vida da pessoa, além de inúmeros benefícios para as empresas, para o clima e para a saúde de toda a população.

O Bike Anjo – bikeanjo.org – é uma rede de pessoas voluntárias, que acreditam no potencial da bicicleta para melhorar as cidades. Surgiu em 2010, em São Paulo, e hoje tem mais de 8.000 “anjos e anjas” cadastrados em todos os estados do Brasil, e em 38 países nos 5 continentes! Ajudam quem quer aprender a pedalar ou quem já sabe pedalar mas ainda não tem confiança para se deslocar na cidade, dão dicas de mecânica básica de bicicleta, dentre diversas outras atividades.

Quem quiser experimentar pedalar para o trabalho, nesta sexta terá uma ótima oportunidade! Diversas cidades têm uma programação especial para a data, e pessoas dispostas a ajudar quem ainda é iniciante. Basta procurar nas redes sociais pelo perfil da articulação do Bike Anjo de sua cidade, e solicitar a ajuda que precisa. Pode ser uma indicação de melhor rota, um acompanhamento pessoal no trajeto, dicas de como se comportar nas ruas ou entender melhor seus direitos e deveres no trânsito. Se não conseguir a ajuda agora, não tem problema, pode ser que tenha alguém disponível para ajudar em outra data.

Abra sua cabeça, experimente se deslocar de uma nova forma, garanto que não se arrependerá!

[ Mais notícias ]