Voltar ao topo

14 de janeiro de 2025

Setur prevê renda de R$ 6 bilhões e ocupação de 80% dos hotéis na alta estação no Ceará

Movimentando a economia local, a alta estação também deverá impactar no mercado de trabalho
A estimativa é que o Aeroporto Internacional de Fortaleza seja o principal portão de entrada para o Estado- Foto: José Wagner/ Governo do Ceará

Compartilhar:

A Secretaria do Turismo (Setur) divulgou, nesta sexta-feira (6), que a expectativa é que seja gerada a renda de cerca de R$ 6 bilhões no período de alta temporada no Ceará, o que inclui os meses de dezembro de 2024 a fevereiro de 2025. Outra previsão é que as taxas de ocupação hoteleira do Estado ultrapassem a média de 80%. Conforme a Secretaria, o Estado se destaca entre os destinos mais buscados por turistas nacionais e internacionais, reforçando o papel do turismo na economia, gastronomia, transportes e na rede hoteleira. 

“A alta estação é um período muito aguardado, e a crescente procura pelo estado não apenas impulsiona o setor, mas também amplia o impacto econômico da nossa atividade e reforça a força do destino”, destacou a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque. 

A estimativa é que o Aeroporto Internacional de Fortaleza seja o principal portão de entrada para o Estado. Nos últimos cinco meses, o número de movimentações no terminal aumentou 7%, comparado ao mesmo período do ano anterior. Para a alta estação, a expectativa é de um crescimento adicional de 4%, consolidando uma movimentação estimada de 1,5 milhão de passageiros. 

EMPREGOS

O período de alta estação também deverá impactar o mercado de trabalho. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), as admissões no Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAEs) relacionados ao setor, crescerem cerca de 4% entre janeiro e outubro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Na pesquisa, os setores que se destacam são o de alimentação e bebidas, que lideram com 74% das novas vagas. Em seguida, estão os segmentos da hospedagem (17%), e de transportes e serviços complementares (9%). As expectativas otimistas para a alta temporada ocorrem devido ao mesmo período do ano passado, quando houve um acréscimo de 6% nas contratações.

CENÁRIO INTERNACIONAL

Neste ano, o Ceará alcançou recordes na movimentação de passageiros em voos internacionais, apresentando o aumento de 43% em relação ao mesmo período de 2023. Em outubro, os números superaram ao do período anterior à pandemia, registrando um aumento de aproximadamente 6%. Um dos destaques na alta estação é o incremento na rota entre Paris e Fortaleza, operada pela Air France, passando de três ara cinco frequências semanais desde outubro. Outra novidade é a ampliação de voos para a Argentina, inaugurando, no próximo dia 27, uma nova frequência ligando o Ceará ao país sul-americano. Além disso, a rota Fortaleza-Santiago, que iniciou no dia 30 de novembro pela Latam Airlines, também é destaque. 

“O cenário internacional é bastante promissor. Pelo sétimo mês consecutivo, o Ceará lidera a movimentação de passageiros e, em outubro, além de alcançar um excelente resultado em comparação com o período pré-pandemia, fomos o destino do país com o maior crescimento percentual de entrada de estrangeiros. A expectativa é manter esse avanço até o fim de 2024 e por todo o ano de 2025”, frisou Yrwana.

[ Mais notícias ]