Voltar ao topo

9 de outubro de 2024

Setor de serviços no Ceará tem alta de 24,1% entre maio de 2021 e 2022

Em maio deste ano, volume de serviços no Ceará cresceu 24,1% em relação ao mesmo mês em 2021 na série sem ajuste sazonal. É a 14ª taxa positiva consecutiva. Dados são da PMS, do IBGE

Compartilhar:

Priscila Baima
priscila.baima@opiniaoce.com.br

Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio foi um dos que apresentaram recuperação Foto: Natinho Rodrigues

Em maio deste ano, o volume de serviços no Ceará cresceu 24,1% em relação ao mesmo mês em 2021 na série sem ajuste sazonal. É a 14ª taxa positiva consecutiva.

Em relação ao acumulado dos últimos 12 meses, em abril e maio deste ano, o número se manteve em 19,3%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Em relação ao mês anterior, o segmento cresceu 2,8%, na série com ajuste sazonal, acumulando, nos últimos quatro meses, um ganho de 9,5%. Para a presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Silvana Parente, o crescimento do setor de Serviços já vem acontecendo desde fevereiro deste ano, com uma recuperação gradual.

“O motivo é a liberação das atividades, espaços públicos e a diminuição dos efeitos da pandemia. Além disso, a retomada da indústria de transformação que demanda serviços de transporte e de carga. Tem também a recuperação do turismo que demanda serviços complementares”, avalia.

De acordo com o professor de economia, Ricardo Coimbra, esse crescimento do segmento está relacionado à retomada das atividades econômicas e ao crescimento da vacinação. “Esse segmento se beneficia muito do contato com as pessoas. É uma tendência que nós tenhamos o fortalecimento desse segmento, até outros, como entretenimento”, complementa.

O OPINIÃO CE procurou o IBGE para mais informações sobre o assunto, mas não teve resposta até o fechamento desta edição. Ainda de acordo com a pesquisa, todos os quatro segmentos pesquisados apresentaram crescimento em relação ao cenário de maio de 2021.

Mas são os serviços prestados às famílias, como restaurantes; hotéis; serviços de bufê; e atividades de condicionamento físico, que apresentam melhor ritmo de recuperação (66%). Em seguida, aparecem Serviços de informação e comunicação (19,9%); Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (9,5%); e Serviços profissionais, administrativos e complementares (8,1%).

TURISMO CRESCE
Em maio de 2022, o índice de atividades turísticas avançou 2,3% frente ao mês imediatamente anterior, sendo uma das quatro contribuições positivas para o índice nacional (2,6%). Na comparação maio de 2022 / maio de 2021, o índice de volume de atividades turísticas no Ceará apresentou expansão de 69,6%. No acumulado dos últimos 12 meses houve alta de 55,4%.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

[ Mais notícias ]