Com a celebração do Dia das Mães no próximo domingo, 14, o comércio varejista espera alavancar o número de vendas de presentes como cosméticos, peças para cozinhas, roupas e calçados. Mas há produtos tradicionais que nunca perdem espaço, seja qual for a ocasião: são as flores e as plantas ornamentais. No dia em que antecede o Dia das Mães, a Associação do Mercado da Flor de Fortaleza mantém a expectativa de incrementar 30% no volume de vendas de flores e acessórios.
Segundo o engenheiro agrônomo e diretor da Associação do Mercado da Flor de Fortaleza, Sérgio Tavares, a busca maior da clientela é pelas chamadas flores de corte, também conhecidas como buquês e arranjos florais. No entanto, ele pontua que, desde o período da pandemia, foi observado o crescimento considerável de vendas de plantas ou flores envasadas.
“Logo, neste período de Dia das Mães, estamos bastante otimistas para o aumento das vendas das plantas envasadas, uma vez que os buquês ou uma flor de corte têm um tempo de vida curto, passando a não ser uma opção duradoura de presentes”, afirma Tavares.
Ainda de acordo com o diretor da Associação, com o retorno oficial das festividades particulares e públicas, no início deste mês de maio, tanto os comerciantes revendedores quanto o consumidor final, voltaram a intensificar as compras de plantas ornamentais no Mercado.
FATURAMENTO
Para o presidente da Associação do Mercado da Flor, Zezinho Monteiro-DuPaRá, em comparação com o ano passado, as vendas têm sido positivas tanto no atacado como no varejo, elevando o índice de lucratividade para floristas. “Minha expectativa é de um crescimento substancial nesta data, dando continuidade para o restante do ano de 2023”, disse.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o mercado de flores cresceu 15% nos últimos anos, com um faturamento de R$ 11 bilhões. O Instituto ressalta boas vendas não apenas no “Dia das Mães”, mas também para o Dia dos Namorados, no mês de junho. Segundo o Ibraflor, o mercado já está em fase de preparação para essa próxima data celebrativa.
AUMENTO DAS VENDAS
De acordo com o presidente da Câmara de Logistas de Fortaleza (CDL), Assis Cavalcante, a expectativa de crescimento de vendas na capital cearense, para o Dia das Mães, é de 7% em relação ao mesmo período de 2022. “As expectativas são boas, principalmente, porque a data vai ser celebrada em 14 de maio, quase meio do mês. Nós lojistas, teremos tempo para atender os consumidores, dando a atenção que eles merecem. Estamos preparados, com produtos inovadores, prateleiras com novidades e equipe de venda treinada”, destaca.
Para incentivar ainda mais o consumo no período, os clientes poderão participar da campanha “Centro Premiado”. Os consumidores que comprarem nas lojas do Centro e dos Shoppings da região central, entre os dias 4 e 13, vão concorrer a dois caminhões de prêmios e uma scooter elétrica. Além disso, como novidade em relação aos anos anteriores, a campanha vai contar com R$ 30 mil em prêmios instantâneos com as raspadinhas, que são os próprios cupons da campanha.
Para participar, basta realizar uma compra no valor de R$ 50 em uma das lojas participantes. A cada compra nesse valor, o cliente ganha um cupom-raspadinha. Se pagar na maquininha da Rede, ganha dois. Se o pagamento for com cartão bandeira Mastercard, na maquininha da Rede, o consumidor recebe três.
As urnas para o depósito dos cupons vão estar localizadas na CDL de Fortaleza (R. Vinte e Cinco de Março, 882), de segunda a sexta, das 8h às 17h, e no Hotel Excelsior (R. Guilherme Rocha, 172, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 12h. Vale destacar que os cinco primeiros vendedores sorteados, com transação comprovada na maquininha da Rede, com cartão bandeira Mastercard, ganham um vale-compra no valor de R$ 1.000. O sorteio acontece no dia 25 de maio, na sede da CDL de Fortaleza, às 11h, com transmissão pelo Youtube da instituição.