Voltar ao topo

14 de janeiro de 2025

Sétimo voo da operação de repatriação “Voltando em Paz” parte de Israel

Até o momento, a operação do governo federal já repatriou 1.135 brasileiros que manifestaram o desejo de deixar a região em conflito no Oriente Médio. Outros cidadãos nacionais já haviam conseguido deixar a área por meio de voos comerciais
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Compartilhar:

Nesta sexta-feira (20), decolou de Tel Aviv, Israel, o sétimo voo da Operação “Voltando em Paz”. O voo, realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) a bordo de uma aeronave KC-390, levava 69 passageiros e 9 animais de estimação. A previsão é de que a aeronave aterrisse no Rio de Janeiro às 13h30 deste sábado (21). Entre os passageiros, estão três bolivianas – uma mulher e duas filhas – que foram transportadas a pedido do governo da Bolívia. Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, essas cidadãs bolivianas foram incluídas no voo devido à ausência de passageiros brasileiros.

Até o momento, a operação do governo federal já repatriou 1.135 brasileiros que manifestaram o desejo de deixar a região em conflito no Oriente Médio. Outros cidadãos nacionais já haviam conseguido deixar a área por meio de voos comerciais. Segundo o Itamaraty, está previsto que o nono voo, destinado à repatriação de brasileiros na zona de guerra, partirá de Tel Aviv no próximo domingo (22). O governo espera que este seja o último voo destinado à repatriação de brasileiros vindos de Israel.

Uma nota oficial do Itamaraty afirma: “Tendo em consideração as condições atuais na região e a operação regular do Aeroporto de Ben Gurion, não está prevista a realização de voos adicionais para a repatriação de brasileiros em Israel”. Além disso, há uma aeronave brasileira estacionada no Cairo, capital do Egito, aguardando autorização para buscar cerca de 30 brasileiros na Faixa de Gaza. No entanto, até o momento, não foi estabelecido um acordo para a retirada desses cidadãos.

[ Mais notícias ]